O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB/PB) sugeriu ao ministro da Educação, Mendonça Filho, a realização de um convênio entre o ministério e as entidades do Sistema S para a implantação de cursos de capacitação voltados aos trabalhadores de rodeios e vaquejadas.
A Proposta de Indicação nº 3224/17, apresentada pelo deputado Veneziano, visa capacitar em nível profissional e tecnológico os trabalhadores de rodeio e vaquejadas, com especial atenção aos peões de rodeio, vaqueiros, auxiliares de manutenção das apresentações, de limpeza e apoio de gado, domadores, juízes e locutores de rodeio, laçadores, madrinheiros e salva-vidas.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Vaquejada, entre 2014 e 2015 a atividade movimentou R$600 milhões por ano, gerando 120 mil empregos diretos e outros 600 mil empregos indiretos.
“As vaquejadas e os rodeios tem grande importância para a geração de renda e emprego em nosso País, principalmente nas cidades interioranas, e devido a essa importância é que se exige que as autoridades públicas foquem sua atenção na qualificação e capacitação desses trabalhadores, tanto para a adoção rigorosa daquelas técnicas e medidas de proteção aos animais, como para assegurar o aprimoramento e a segurança dos próprios profissionais”, ressalta Veneziano.
Geração de emprego – A pesquisa “Estudo do Complexo do Agronegócio Cavalo, realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) e publicada em 2006 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostrou a participação média de 550 duplas de vaqueiros em cada etapa e que a realização de cada prova envolve aproximadamente 270 profissionais, entre peões de rodeio, vaqueiros, auxiliares de manutenção das apresentações, de limpeza e apoio de gado, domadores, juízes e locutores de rodeio, laçadores, madrinheiros e salva-vidas, além de veterinários, inspetores e equipes de circuito, organização e segurança.
“A história da vaquejada teve seu início na região Nordeste no final do século XIX e foi sendo aprimorada até nossos dias, com a introdução de técnicas e medidas de segurança que visam proteger os animais. Nossa proposta tem o intuito de aprimorar essas técnicas com a capacitação de todos os profissionais envolvidos no evento, garantindo assim, a continuidade de criação de empregos e renda para o setor”, finaliza o deputado.
Assessoria de Comunicação