Na semana em que é comemorado o Dia Mundial das Pessoas com Doenças Raras, a vereadora Maria de Fátima Melo Silva, (Dona Fátima) do PODEMOS, fez uma defesa da causa, e destacou a luta e os desafios de muitos paraibanos que foram diagnosticados com esse problema.
Ao participar da Sessão Especial na Câmara Municipal de Campina Grande em alusão à data, através da propositura da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Doenças Raras e Autismo, que tem como presidente o vereador Olímpio Oliveira (UNIÃO), Dona Fátima destacou a luta dos portadores de doença rara, e assumiu o compromisso e a defesa desta causa.
Emocionada, Dona Fátima destacou a bela apresentação da paraibana Laissa Guerreira, embaixadora da AAME BRASI, que fez uma apresentação artística musical e também colaborou com exposições sobre os desafios que enfrenta com a doença. Em sua explanação, também enalteceu a luta Edna Silva que atualmente é Coordenadora da Pessoa com Deficiência no município (PCD) e mãe de Laissa.
Como integrante da Comissão de Saúde e Bem Estar Social na Câmara Municipal de Campina Grande, Dona Fátima manifestou na Tribuna, a sua felicidade em saber que a o município conseguiu zerar a fila de pessoas que precisam de cadeira de rodas.
“Fiquei muito feliz em saber que o município de Campina Grande, zerou a fila das cadeiras de rodas, porque a gente que vive nas bases é que sabe das dificuldades” destacou.
Ela também parabenizou o vereador Olímpio Oliveira pela iniciativa de propor a Sessão Especial para debater um tema tão relevante na CMCG. Concordando com Olímpio, a vereadora enfatizou que essas pessoas são guerreiras, fortes mas que precisam da atenção mais do que especial dos nossos governantes’. A parlamentar lembrou que o acesso e liberação dos medicamentos para estas pessoas é sempre um desafio e clamou aos governantes para facilitar a liberação desses medicamentos.
A vereadora encerrou a sua fala, se colocando junto à causa em defesa das pessoas portadoras de doenças raras.
Em Campina Grande foram contabilizadas 162 pessoas com doenças raras. Dessas, 81 são atendidas no Centro de Reabilitação (CER) e as outras são atendidas dispersamente.
Participaram da sessão o prefeito Bruno Cunha Lima, o vice-prefeito Lucas Ribeiro, deputados, vereadores da CASA, além de secretários e profissionais que defendem a causa das pessoas com doenças raras no município de Campina Grande. Além deles, Laissa Guerreira, embaixadora da AAME BRASIL e atleta da comissão das pessoas com doenças raras da OAB Paraíba e a sua mãe Edna Silva que atualmente é Coordenadora da Pessoa com Deficiência no município (PCD).
Durante a sessão foi entregue Moção de Aplausos de autoria do vereador Olimpio Oliveira (UNIÃO) e da vereadora Carol Gomes (PROS) a Laissa Guerreira, embaixadora da AAME BRASIL e atleta da Comissão das Pessoas com Doenças Raras da OAB Paraíba, por todas as contribuições em defesa da causa das pessoas com doenças raras de Campina Grande, além de sua representação a nível nacional.
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…