Categorias: Paraíba

Vereadores afirmam que incêndio no lixão de Patos foi criminoso

PUBLICIDADE

Um dos assuntos mais comentados durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, (02), na Câmara de Vereadores, foi o incêndio registrado no lixão de Patos e que vem prejudicando toda a cidade desde a noite da última segunda-feira, (01).

O assunto foi iniciado pela vereadora Cláudia Leitão que usou a tribuna para afirmar que o incêndio havia sido criminoso: “A própria presidente dos catadores do lixão, dona Nilma Maria, nos informou que esse incêndio foi provocado, diante de tal informação nos questionamos como o ser humano é capaz de fazer algo assim, sabendo que além da população patoense, 53 famílias que sobrevivem da catação de lixo foram prejudicadas”, lamentou.

Cláudia ainda destacou o empenho da Prefeitura Municipal de Patos, através das Secretarias, no acompanhamento dos trabalhos realizados no local: “Parabenizamos a Prefeitura de Patos pelo empenho em resolver esse grande problema e ainda é importante frisar que não é de hoje que a problemática do lixão vem sendo debatida pela prefeita, pois há mais de 15 dias as situações referentes ao lixão de Patos vêm sendo discutidas”, frisou.

O Líder do Governo, vereador Maurício Alves, também lamentou o ocorrido e disse que a Prefeitura não mediu esforços na tentativa de minimizar os efeitos do incêndio.

Maurício disse ainda que o projeto do Aterro Sanitário de Patos já existe e está em análise no Tribunal de Contas do Estado, apenas dependendo de um parecer : “Lamentamos o Tribunal de Contas ainda nãon ter devolvido o processo licitatório do lixão e aproveitamos a oportunidade para fazer um apelo para que Tribunal remeta esse parecer, pois a prefeita Francisca Motta já se comprometeu de acatar e aceitar qualquer recomendação que possa ser determinada, para que assim comecemos a colocar em prática o aterro de nossa cidade”, explicou.

O lixão é uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. O mesmo que descarga de resíduos a céu aberto.

Os riscos de incêndio são provocados pelos gases gerados pela decomposição dos resíduos, bem como de forma pode ocorrer de forma intencional, ou seja, criminoso.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024