Crime ambiental. Vestígios de óleo foram encontrados em praias de nove cidades pernambucanas, neste domingo (28). Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), fragmentos chegaram também ao litoral da Paraíba. O monitoramento foi iniciado no sábado (27).
Fragmentos foram recolhidos perto de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Ambientalistas apontam que o material que apareceu em 2022 seria diferente do óleo recolhido em 2019.
No boletim deste domingo (28), a Semas informou que foram coletados vestígios de óleo nos municípios de Sirinhaém, Jaboatãos Guararape, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarass, Itamaracá e Goiana.
Por causa do aparecimento do óleo, a Semas passou a monitorar o litoral pernambucano, em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil.
Os primeiros vestígios surgiram na quinta (25). Na segunda (29), as vistorias contarão com o apoio aéreo do Ibama, que realizará sobrevoo de análise da costa e do alto mar, segundo a Semas.
Diante de problema, o governo pediu que as prefeituras das cidades litorâneas intensifiquem as equipes de limpeza em suas praias.
Orientou que, caso encontrem material semelhante ao óleo, que façam registros fotográficos e entrem em contato com a CPRH.
Foi solicitado a, ainda, que os municípios façam o recolhimento e a destinação deste tipo de resíduo para aterro sanitário industrial.
Redação