Crime ambiental. Vestígios de óleo foram encontrados em praias de nove cidades pernambucanas, neste domingo (28). Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), fragmentos chegaram também ao litoral da Paraíba. O monitoramento foi iniciado no sábado (27).
Fragmentos foram recolhidos perto de Porto de Galinhas, em Ipojuca. Ambientalistas apontam que o material que apareceu em 2022 seria diferente do óleo recolhido em 2019.
No boletim deste domingo (28), a Semas informou que foram coletados vestígios de óleo nos municípios de Sirinhaém, Jaboatãos Guararape, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarass, Itamaracá e Goiana.
Por causa do aparecimento do óleo, a Semas passou a monitorar o litoral pernambucano, em parceria com a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH), Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil.
Os primeiros vestígios surgiram na quinta (25). Na segunda (29), as vistorias contarão com o apoio aéreo do Ibama, que realizará sobrevoo de análise da costa e do alto mar, segundo a Semas.
Diante de problema, o governo pediu que as prefeituras das cidades litorâneas intensifiquem as equipes de limpeza em suas praias.
Orientou que, caso encontrem material semelhante ao óleo, que façam registros fotográficos e entrem em contato com a CPRH.
Foi solicitado a, ainda, que os municípios façam o recolhimento e a destinação deste tipo de resíduo para aterro sanitário industrial.
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…