A Prefeitura de João Pessoa está monitorando toda a faixa de área da orla, que vai desde a praia do Sol até a do Bessa após vestígios de óleo serem encontrados no local. O trabalho acontece em uma ação conjunta das Secretarias de Meio Ambiente (Semam), de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).
O secretário da Semam, Welison Silveira, explicou que o objetivo é promover a retirada dos resíduos, evitando danos ao meio ambiente, inclusive o marinho, para posterior análise dos resíduos.
“A Prefeitura de João Pessoa já está promovendo a ação de limpeza das praias, através da operação Praia Limpa, que envolve a Semam, Emlur e Sedurb, a fim de executarmos esse serviço da maneira mais completa e abrangente”, informou o secretário.
A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos na Paraíba, já fez a coleta desse tipo de material em seis praias de Cabedelo e apenas em uma de João Pessoa.
O material coletado na praia do Bessa, assim como na orla de Cabedelo, também foi encaminhamento para a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) para fins de investigação da fonte de derramamento.
O trabalho é para apuração das possíveis causas e da origem dos resíduos.