Senador Vital do Rêgo confirma permanência de acervo de DB e o Norte na Paraíba
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) confirmou na tarde desta terça-feira (14), a permanência dos acervos dos jornais o O Norte e do Diário da Borborema na Paraíba, como patrimônios dos paraibanos. O anúncio da notícia, por meio do seu microblog twitter, foi feito após o senador peemedebista se reunir com o Diretor Geral dos Diários Associados Guilherme Machado.
Durante o encontro, o senador mostrou ao dirigente a importância dos Diários Associados manter o acervo dos dois jornais na Paraíba. Ele lembrou que o dirigente era Cidadão Campinense e que por isso, deveria ter um carinho especial pela cidade. “Foi uma reunião proveitosa e para alegria nossa o acervo desses dois importantes jornais permanecerá na Paraíba”, comemorou o senador.
Na audiência Guilherme Machado, conforme relatou o senador, considerou o acervo dos dois jornais “um bem preciosíssimo e um patrimônio incalculável”, e que por isso, diria mesmo permanecer na Paraíba. “Em nome da diretoria dos Associados, Guilherme tranquilizou a mim e aos paraibanos quanto à manutenção na PB dos arquivos de O Norte e do DB”, anunciou Vital via twitter.
O dirigente também garantiu ao senador Vital do Rêgo que os Diários Associados iriam investir TV Borborema e na Rádio Clube, além de ter novos planos de expansão das empresas no Estado. Disse ainda que o fechamento ocorreu por incapacidade do grupo de suprir a queda do jornal impresso e devido às dívidas acumuladas.
Segundo revelou Guilherme Machado ao senador paraibano, os mercados de João Pessoa e Campina Grande são atrativos e por isso estão nos planos de expansão da atuação dos Associados no Nordeste. “É uma boa notícia. Pessoalmente eu achava que o grupo deveria ter mantido pelo menos a versão online do Diário da Borborema” opinou Vital.
Sempre firme em seus posicionamentos, o senador Vital do Rêgo lamentou o fechamento do DB e de O Norte, e disse que esse fato causou um choque aos paraibanos, visto o papel importante que os dois jornais desempenhavam no Estado. Ele concorda que a onda da modernidade tenha “engolido” dos dois periódicos mas não tem dúvida de que o principal motivo que provocou a morte dos dois periódicos foi a questão financeira.
Desde que ficou sabendo do fechamento do DB e de O Norte, o senador Vital do Rêgo passou a defender a permanência do acervo dos dois jornais na Paraíba. Tanto é que na tarde da última segunda-feira em Brasília, ele se reuniu com o vice presidente dos Diários Associados o Evaristo de Oliveira, a qual solicitou a a permanência do acervo do DB na Rainha da Borborema.
No encontro com um dos condôminos dos Diários Associados, o senador destacou que Campina Grande através da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem todo o interesse em guardar a manter o acervo do período. O senador observou ainda que a UEPB dispõe de um museu criado pelo próprio Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, criados dos Diários Associados; e portanto, reúne todas as condições de guardar o acervo. Ele destacou que os arquivos do DB e do Norte, são tesouros onde estão guardadas parte da história da Paraíba, particularmente de Campina Grande.
Ascom
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…