Categorias: Paraíba

Vítimas de Delitos Informáticos em escolas podem ganhar acompanhamento

PUBLICIDADE

Tramita na Câmara Municipal de João Pessoa o Projeto de Lei Ordinária de Nº 1.058/2015, de autoria do vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT), que propõe a criação de um Núcleo de Acompanhamento e Tratamento de Vítimas de Delitos Informáticos em escolas, cursos, centros educacionais e universidades públicas e privadas da Capital. O referido núcleo terá como finalidade, fornecer assistência psicológica e psicopedagoga necessária a estudantes vitimados de divulgação de matéria pessoal íntima em sites, e-mails, redes sociais e aplicativos de comunicação, compreendida por meio de fotos, vídeos, diálogos pessoais ou qualquer conteúdo íntimo, exclusivo e individual, previsto na Lei Federal de Nº 12.737/2012, conhecida como “Lei Carolina Dieckmann”, que dispõe sobre a tipificação criminal dos delitos informáticos.

 

“São vários os casos de difamação decorrentes entre estudantes e que têm tido grandes proporções, inclusive nas redes sociais. Já ocorrido casos até de suicídio devido ao tamanho constrangimento causado às vítimas. Realidade que precisa de intervenção dos poderes públicos e privados nesse sentido. E nossa propositura dará subsídio legal para que as instituições de ensino venham aplicar sanções administrativas aos infratores, bem como para que as mesmas garantam a contratação de um psicólogo e um pedagogo, que são profissionais capacitados para o acompanhamento de reestruturação humana às vítimas de tais delitos”, justificou Bira que também é psicólogo.

 

O projeto prevê também que as instituições tratadas na proposta de lei, sem prejuízo das medidas cíveis e criminais, adotem punição para estudantes que participarem do delito, devendo ser aplicado a estes, como medidas socioeducativas, atendidos os princípios da proporcionalidade, da razoabilidade e do contraditório, tais como a suspensão de 72 horas; suspensão do semestre ou do ano letivo, de acordo com os padrões da instituição; e até expulsão. Contudo, serão assegurados aos infratores o direito de apresentar suas razões, bem como de serem acompanhados pelos seus pais ou responsáveis, quando menores de 18 anos.

 

A futura lei ainda determina que as instituições mantenham cartazes educativos contra a prática de delitos informáticos e que divulguem o Núcleo de Acompanhamento e Tratamento de Vítimas de Delitos Informáticos, além de manter espaço físico e também virtual, nos sítios eletrônicos, quando houver, disponibilizando meio para denúncias de tais delitos, sendo resguardado o anonimato.

 

Por fim, a matéria ainda propõe que estudante e/ou funcionário que desejar fazer tal denúncia deverá, quando possível, apresentar o nome da vítima e cópia do material que estão utilizando contra sua vontade. O não cumprimento da futura legislação, quando estiver em vigor, acarretará em multa no valor de cinco salários mínimos. E no caso de reincidência, a multa será acrescida de 50% de forma sucessiva.

 

Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia investiga tiro que atingiu criança de cinco anos no tórax no bairro São José, em João Pessoa

A polícia investiga o caso de uma criança de cinco anos que foi atingida por…

15 de janeiro de 2025

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025