A Paraíba o tempo todo  |

Volume de Boqueirão atinge 10% nove meses após transposição

As chuvas caídas no Cariri paraibano e que tem descido pelos rios Paraíba e Taperoá, tem ajudado a elevar o nível de água do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. O reservatório, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, atingiu a marca de 10% de sua capacidade nesta segunda-feira (22). O açude não atingia essa marca de março de 2016.

Nove meses e quatro dias do encontro das águas da transposição do Rio São Francisco com o espelho d'água do açude Epitácio Pessoa, o manancial ultrapassou os 41 milhões de metros cúbicos de água acumulada.

De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), no último domingo (21) o açude estava com 9,99% e atingiu 10,03% nesta segunda-feira, o que corresponde a 41,27 milhões de metros cúbicos de água. De sexta-feira para este domingo, o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) informou que o açude ganhou mais oito centímetros na lâmina, que equivalem a mais 29 mil metros cúbicos de água. Entre sexta e sábado, as chuvas que caíram na Região,  deram uma carga superior a 300 mil metros cúbicos de água, em apenas 24 horas, no açude.

Com capacidade para armazenar até 411,686 milhões de m³ de água, o açude de Boqueirão começou a receber as águas da transposição do Rio São Francisco na noite do dia 18 de abril de 2017, quando o açude estava com apenas 2,9%.

Desde a chegada das águas, o açude teve um aumento de 7,1 pontos percentuais.

Boqueirão é usado para abastecer cerca de 1 milhão de habitantes, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Estado da Paraíba (Cagepa). Entre dezembro de 2014 e abril o agosto de 2017 a população abastecida precisou enfrentar um forte racionamento de água.

 

Severino Lopes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe