Projetado pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DENOCS) para armazenar quase de 411,7 milhões de metros cúbicos de água, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, vive uma nova realidade. Desde a chegada das chuvas deste ano, e das águas da transposição do Rio São Francisco, o açude saiu do momento crítico e continua registrando diariamente aumento na quantidade de água armazenada.
Nesta sexta-feira, (09) o manancial atingiu os 6% de água acumulada, o que representa um volume de 24.545.998 m3, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).
Desde a chegada das águas do Rio São Francisco, houve um aumento na lâmina dágua de 3,19 m, que corresponde a um aporte hídrico de 12.571.938 m3.
A quantidade de “água nova” em Boqueirão já é maior do que a quantidade que existia no reservatório antes. Em 18 de abril deste ano, data do encontro das águas, Boqueirão estava com 11,9 milhões de m³ de água, que representava 2,9% do volume total, o pior índice da história. O manancial é a principal fonte de abastecimento de Campina Grande, e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema.
Severino Lopes
PB Agora
Um incêndio de grandes proporções atingiu um shopping no Brás, região central de São Paulo,…
Ao participar da COP 16, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina…
A pouco mais de três meses da eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara,…
A assessoria de comunicação do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa informou que…
Uma grande operação da Polícia Civil foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (30), com foco…
A diretoria do presídio Silvio Porto, em Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa, confirmou ontem…