O nível de alerta foi aceso por autoridades da Espanha para erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, na costa da África. O vulcão pode provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com impactos que chegariam ao Brasil, em especial nas regiões Norte e Nordeste do país. A informação foi divulgada pelo portal “MetSul Meteorologia” nesta semana. Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja começou a mostrar sinais de atividade “moderada” nos últimos dias.
“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explicou o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, em entrevista ao “UOL”.
O Metsul informa que a região de La Palma enfrenta aumento nos movimentos de vulcões “acompanhando a tendência de alta desde 2017 e ganhou maior força desde 2020”. “Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros”, detalha o portal.
A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…
O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…
O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…