Os primeiros 100 dias do Governo Lula nesse terceiro mandato tem dividido a opinião da classe política. Enquanto a oposição só avalia pelo lado negativo, setores aliados analisam com esperança. Na Paraíba, o presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, disse que só o fato de ter se restabelecido a democracia já é uma vitória que não tem preço.
Segundo ele, nesse período, Lula também conseguiu resgatar políticas públicas históricas que deram certo no passado e que colocaram o país como grande potencia mundial.
“O Brasil melhorou e muito. Só o fato de a gente ter restabelecido a democracia brasileira, com respeito às instituições, com respeito a nossa Constituição, valorizando a nossa democracia, isso já é uma vitória que não tem preço. O governo restabelece políticas públicas históricas que deram muito certo no Brasil e que colocaram o país como uma grande potencial mundial”, pontuou em entrevista à Arapuan FM.
De acordo com o portal Infomoney, na economia, os 100 primeiros dias de governo foram marcados pelo desafio de equilibrar demandas por crescimento econômico e por responsabilidade fiscal vindas de diferentes setores da sociedade.
No Ministério da Fazenda, a palavra de ordem que dominou os 100 primeiros dias de governo foi o novo arcabouço fiscal. Apresentado no fim de março, o novo arcabouço combina uma regra de crescimento de gastos atrelada ao crescimento da receita líquida e uma banda de metas de resultado primário.
No Congresso, o governo se vê em meio a um conflito em torno do modelo de tramitação das MPs entre as cúpulas da Câmara dos Deputados e do Senado, e busca salvar seus textos antes que percam o efeito a partir de junho.
PB Agora