Categorias: Policial

48 mil jovens são assassinados por ano

PUBLICIDADE

Em torno de 48 mil jovens são assinados por ano em todo o Brasil. Os dados são do Ministério da Justiça que quer trabalhar para diminuir o índice de violência no país. Foi o que afirmou nesta quarta-feira (23) o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Guilherme Leonarte, na palestra de abertura do I Fórum Intermunicipal de Segurança Púbica do Estado da Paraíba, promovido pelo Ministério Público e pela Prefeitura de Lagoa Seca, em parceria com entidades governamentais e não-governamentais, no Centro de Eventos dos Maristas, em Lagoa Seca (PB).

Guilherme Leonarte abriu as palestras do Fórum, falando sobre a “Política Nacional de Segurança Pública do Brasil”. O representante do Ministério da Justiça ressaltou a importância do evento por ser um fórum intermunicipal que trata da segurança pública. Segundo explicou, a visão do Ministério da Justiça é por uma política de segurança pública integrada, onde municípios, Estado e Governo Federal andem juntos, pensando mecanismos e executando ações pelo fim da violência no país.

“Aqui nós temos além dos gestores municipais, temos ainda a sociedade civil organizada. E a visão do Ministério da Justiça é justamente essa de integração entre os diferentes atores públicos e privados, unindo a sociedade civil aos agentes de segurança pública”, observou Guilherme Leonarte.

Ele disse que existe uma série de meios de integração, como o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e o Gabinete de Gestão Integrada Estadual, onde alguns municípios já têm e outros estão montando os seus gabinetes. “O Ministério da Justiça está sempre de portas abertas para receber, seja o fórum municipal, seja um consorcio intermunicipal, seja um município individualmente que queira buscar um diálogo com o Governo Federal, para a construção de uma política de segurança pública conjunta”, declarou.

Sobre os recursos que o Ministério da Justiça teria a oferecer aos diversos municípios que busquem a sua ajuda, Guilherme informou que esses valores ainda não tem como precisar, tendo em vista um corte orçamentário pelo governo federal, divulgado pela imprensa. Disse que a Secretaria Nacional de Segurança Pública está trabalhando para definir qual o corte em cada uma das áreas e quanto de recursos vai estar disponível em cada uma das áreas.

 

Ascom MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Preço da Hora traz histórico de preços dos produtos para orientar consumidores na Black Friday

O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…

28 de novembro de 2024

Após aprovada na Câmara, PEC que proíbe aborto legal no Brasil segue para o Senado

Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…

28 de novembro de 2024

Black Friday: lojas do comércio da Capital são autuados por descumprimento à legislação

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…

28 de novembro de 2024

Floração dos ipês deixa João Pessoa mais bela e colorida no fim de ano

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem feito…

28 de novembro de 2024

Jhony Bezerra aconselha a base do governador a parar de comentar sobre ‘Romero’ e salienta: “Ele não é nada”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), em entrevista ontem (27), à…

28 de novembro de 2024

Homem é baleado à queima-roupa e morre no Sertão da Paraíba

Tiroteio, tentativa de fuga e morte. Um homem de 26 anos, , foi baleado à…

28 de novembro de 2024