Em torno de 48 mil jovens são assinados por ano em todo o Brasil. Os dados são do Ministério da Justiça que quer trabalhar para diminuir o índice de violência no país. Foi o que afirmou nesta quarta-feira (23) o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Guilherme Leonarte, na palestra de abertura do I Fórum Intermunicipal de Segurança Púbica do Estado da Paraíba, promovido pelo Ministério Público e pela Prefeitura de Lagoa Seca, em parceria com entidades governamentais e não-governamentais, no Centro de Eventos dos Maristas, em Lagoa Seca (PB).
Guilherme Leonarte abriu as palestras do Fórum, falando sobre a “Política Nacional de Segurança Pública do Brasil”. O representante do Ministério da Justiça ressaltou a importância do evento por ser um fórum intermunicipal que trata da segurança pública. Segundo explicou, a visão do Ministério da Justiça é por uma política de segurança pública integrada, onde municípios, Estado e Governo Federal andem juntos, pensando mecanismos e executando ações pelo fim da violência no país.
“Aqui nós temos além dos gestores municipais, temos ainda a sociedade civil organizada. E a visão do Ministério da Justiça é justamente essa de integração entre os diferentes atores públicos e privados, unindo a sociedade civil aos agentes de segurança pública”, observou Guilherme Leonarte.
Ele disse que existe uma série de meios de integração, como o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e o Gabinete de Gestão Integrada Estadual, onde alguns municípios já têm e outros estão montando os seus gabinetes. “O Ministério da Justiça está sempre de portas abertas para receber, seja o fórum municipal, seja um consorcio intermunicipal, seja um município individualmente que queira buscar um diálogo com o Governo Federal, para a construção de uma política de segurança pública conjunta”, declarou.
Sobre os recursos que o Ministério da Justiça teria a oferecer aos diversos municípios que busquem a sua ajuda, Guilherme informou que esses valores ainda não tem como precisar, tendo em vista um corte orçamentário pelo governo federal, divulgado pela imprensa. Disse que a Secretaria Nacional de Segurança Pública está trabalhando para definir qual o corte em cada uma das áreas e quanto de recursos vai estar disponível em cada uma das áreas.
Ascom MPPB
O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…
Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem feito…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), em entrevista ontem (27), à…
Tiroteio, tentativa de fuga e morte. Um homem de 26 anos, , foi baleado à…