73 cidades da Paraíba não registraram homicídios em 2023

PUBLICIDADE

No ano de 2023, 73 cidades da Paraíba não tiveram registro de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte e outros dois municípios do estado, Campina Grande e Santa Rita, tiveram redução de 31% e 23%, respectivamente, na incidência desses crimes. Os números são do Anuário da Segurança Pública e da Defesa Social da Paraíba, apresentado ao governador João Azevêdo, na sexta-feira (23), pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesds).

Segundo o documento, as cidades sem assassinatos correspondem a mais de 32% do total de 223 municípios no estado e também ao melhor resultado referente à quantidade sem ocorrências de crimes contra a vida desde 2014. Além disso, sete municípios (Carrapateira, Gurjão, Joca Claudino, Lastro, Santa Helena, São Domingos e Serra da Raiz) estão há cinco anos sem CVLI.

Já em Campina Grande, 2ª cidade com maior número de habitantes da Paraíba, foram contabilizados 39 casos de CVLI em 2022 contra 27 casos no ano passado, o que representa uma taxa de 6,4 CVLI por 100 mil habitantes. Esse número chegou a 45,2 por 100 mil habitantes em 2013, mas hoje é o menor valor da série histórica de ocorrências já verificadas no município. Dessa forma, a cidade é atualmente a menos violenta do Norte/Nordeste entre os municípios com 200 mil habitantes, como Petrolina, Caruaru, Feira de Santana, Mossoró e Juazeiro do Norte.

Em Santa Rita, 3ª cidade mais populosa do estado, os casos foram de 82 em 2022 para 63 em 2023 (-23%), com redução de ocorrências, ano a ano, desde 2019. Esse também foi o menor número já registrado no município em sua série histórica (42 por 100 mil habitantes). Cidades como Patos e Sousa, no Sertão paraibano, também tiveram queda nos registros de ocorrências (-34% e -47%, respectivamente).

Redução de assassinatos – O trabalho desenvolvido pelas forças de Segurança da Paraíba em 2023 resultou, mais uma vez, na redução de crimes contra a vida (-4%), contra a vida de mulheres (-13%), latrocínios (-26%), contra o patrimônio (-21%), incluindo ataques a instituições financeiras (-77%), e aumento nas apreensões de armas, drogas e munições, entre outros indicadores positivos.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Queiroga e Sergio Queiroz satirizam episódio da cadeirada entre Datena e Pablo Marçal durante debate

Em um episódio que gerou grande repercussão no cenário político nacional, a briga envolvendo os…

16 de setembro de 2024

Wilson Filho endossa apoio a Hugo Motta para presidência da Câmara e reitera força do Republicanos para majoritária em 2026

O secretário de Educação da Paraíba e deputado licenciado, Wilson Filho (Republicanos), reafirmou durante entrevista…

16 de setembro de 2024

Durante entrega do Hospital de Amor de CG, diretor da rede ressalta atuação de Veneziano na conquista: “A palavra é gratidão”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), participou nesta segunda-feira (16)…

16 de setembro de 2024

Polícia Federal nega escolta solicitada por Ruy Carneiro para campanha em JP

A Polícia Federal recusou o pedido de escolta feito para o deputado federal Ruy Carneiro…

16 de setembro de 2024

Jean Nunes reforça entendimento do TRE-PB e diz que forças da segurança da PB irão garantir a tranquilidade nas eleições

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que as forças…

16 de setembro de 2024

Começa a “Operação Mata Atlântica em Pé” na PB e em mais 16 estados do país

Começa nesta segunda-feira (16/09), a operação de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica: “Mata…

16 de setembro de 2024