Categorias: Policial

Ações de segurança em Alagoas são exemplo na Paraíba

PUBLICIDADE

A criminalidade é um fator preocupante em quase todo o Brasil. Amparado nas experiências exitosas do Programa Brasil Mais Seguro em Alagoas, que foi precursor na implementação do programa federal para coibir ações criminosas no Estado, o Ministério da Justiça lançou o programa, nesta segunda-feira (26), na Paraíba. A solenidade de lançamento aconteceu na capital João Pessoa, e contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e do secretário de Estado da Defesa Social, Dário Cesar, que durante o III Colóquio Mais Seguro, proferiu palestra sobre a redução da violência em Alagoas após as ações do Brasil Mais Seguro. O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Claudio Lima, também participaram do lançamento do programa.

Na ocasião, Regina Miki avaliou positivamente a experiência alagoana. “O programa em Alagoas atingiu o seu objetivo. Agora é a vez da Paraíba, e é fundamental que aconteça um maior aprimoramento de investigações para que os criminosos digam que na Paraíba não compensa matar”, enfatizou. A secretária Nacional de Segurança Pública afirmou ainda que tem a expectativa de que os integrantes do Governo da Paraíba tenham a mesma dedicação do Governo de Alagoas. Todos os representantes do Ministério da Justiça ressaltaram o sucesso obtido pelo programa no Estado.

Durante a palestra, Dário Cesar defendeu que a atuação integrada dos diversos entes governamentais, observados o Pacto Federativo e as competências estabelecidas na Constituição Federal, é primordial no combate à criminalidade e à violência. “A gestão pública na área de segurança deve estar orientada por diagnósticos precisos sobre a violência e a criminalidade, de forma a possibilitar a elaboração de ações conjuntas eficientes, acompanhadas do devido monitoramento e avaliação posterior”, ressaltou.

O secretário disse que o Governo da Paraíba deve adotar algumas medidas implantadas por Alagoas, como a instalação do Gabinente de Gestão Integrada e o fornecimento de todos os dados criminais e penitenciários ao Ministério da Justiça. Dário Cesar destacou ainda a importância da ação conjunta entre as Polícias Militar e Civil e a Força Nacional de Segurança.

Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Defesa Social foi o lançamento da Campanha do Desarmamento em Alagoas.A implantação do Programa Brasil Mais Seguro – Alagoas aconteceu em 27 de junho de 2012. De lá para cá, o Estado registrou uma redução significativa dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).
 

 

Agencia Alagoas

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Juiz federal Bruno Teixeira de Paiva é soretado para relatar pedido de Habeas Corpus da vereadora Raíssa Lacerda

O juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB),…

20 de setembro de 2024

Programa Nota Cidadã divulga os 31 ganhadores do sorteio do mês de setembro; confira

O Programa Nota Cidadã realizou, nesta sexta-feira (20), o sorteio do mês de setembro, que…

20 de setembro de 2024

Forças de Segurança da Paraíba deflagram “Operação Intelectus” e prendem 26 pessoas por diversos crimes

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO/PB), composta por agentes da…

20 de setembro de 2024

Receita Federal intercepta carga de 66kg de barbatanas de tubarão que saiu de JP para São Luís

A Receita Federal do Ceará interceptou, nesta sexta-feira (20), uma carga contendo 66 quilos de…

20 de setembro de 2024

Aprovação da gestão da prefeita Dona Aline em Belém chega a 81%, aponta PB Agora/Datavox

Em alta! Chega a 81% o índice de aprovação da administração da atual prefeita e…

20 de setembro de 2024

Filha de Raíssa Lacerda se manifesta nas redes sociais após prisão da vereadora: “Isso é perseguição, minha mãe é inocente”

Maria Vitória Lacerda, filha da vereadora de João Pessoa Raíssa Lacerda (PSB), usou as redes…

20 de setembro de 2024