Categorias: Policial

Aumento na produção de motocicletas está atrelada ao crescimento de acidentes na PB, comenta especialista

PUBLICIDADE

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus chegou a 568.863 unidades no primeiro semestre deste ano, o que corresponde ao aumento de 45% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando a produção totalizou 392.217 unidades. A Paraíba acompanha esse aumento da frota de duas rodas segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran -PB) a frota cresceu quase nove vezes em 2020 quando comparada à quantidade que circulava no Estado há duas décadas. Sobre esse crescimento o especialista em trânsito Nilton Pereira, destaca que esse aumento está atrelado ao aumento de entregas de deliverys, por causa da pandemia da covid-19.

De acordo com balanço da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). Segundo a entidade, no mês de junho foram produzidas 105.450 unidades, 1,6%a mais do que em maio (103.792) e 35% a mais do que em junho de 2020 (78.130).

Na avaliação do representante da Abraciclo, Marcos Fermanian, o setor mantém seu ritmo de recuperação de forma consistente. “Ainda estamos trabalhando para atender a demanda reprimida resultado da pandemia. Todas as unidades fabris trabalham para recuperar parte do atraso registrado no primeiro bimestre devido à crise sanitária enfrentada pela cidade de Manaus”, disse.

“Começa por uma política pública que o Governo Federal adotou de dar incentivo ao transporte individual, o carro e a moto. 85% da população vivem nas cidades e não se preocupou em resolver um problema de mobilidade, cuja solução seria o transporte público de qualidade”, disse Nilton Pereira.

Ainda de acordo com Nilton, com um transporte público de baixa qualidade, o cidadão opta pelo que é mais acessível, que é a moto, mas o que ganha em rapidez, perde muito na questão da vida. “Qualquer distração, cai. Quando temos muitos veículos instáveis como a moto disputando o mesmo espaço, o conflito é inevitável. Entre dois carros é só dano material, mas envolvendo moto, não tem como ser só isso. Por mais leve que seja o acidente com moto, sempre há um ferido. Se formos verificar, cerca de 75% das vítimas de acidentes de trânsito que vão para o Hospital de Trauma, são em decorrência de acidente de moto”, considerou.

O especialista ainda destaca que campanhas de educação, não funcionam. “É difícil eles seguirem, porque o ‘delivery’ (serviço de entrega em domicílio) cresceu muito durante a pandemia. Essas pessoas ganham de acordo com o que entregam. A postura deles é fazer absolutamente de tudo, alta velocidade, passando por cima de canteiro central, fazendo contramão em semáforo, passando no corredor com aquela bagagem atrás. E é muito difícil fiscalizar, o poder público não tem condições de fazer isso. Estamos diante de um problema grande”, comentou.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024