Governador disse que o PSB avaliará as gestões onde o partido não governa para analisar a possibilidade de apoio ou a viabilidade de candidatura própria em 2016
Apesar de possuir nomes, o PSB de João Pessoa ainda não eliminou a possibilidade de apoiar a reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PT) nas eleições municipais de 2016. Pelo menos é esse o entendimento do governador Ricardo Coutinho (PSB), que recebeu o apoio dos petistas nas eleições de 2014 e ainda pode retribuir o gesto nas eleições do ano que vem. Isso, caso o PT satisfaça as condições estabelecidas pelos socialistas.
De acordo com o governador, o PSB primeiro vai conversar com todos os partidos que atualmente governam os municípios paraibanos, incluindo João Pessoa e, caso aprove às gestões, respaldará a reeleição ou até mesmo a eleição das legendas que já administram os municípios, caso contrário, trabalhará a candidatura própria.
“Na Paraíba, e isso inclui João Pessoa, naturalmente, aonde tenha outro partido governando, nós vamos conversar sobre gestão, vamos analisar gestão, não o partido, mas a gestão. O Brasil vive uma crise de partidos enorme, há um desmoronamento dessa lógica partidária, que muitas e muitas vezes é exclusivista, nós não queremos ser exclusivos, o PSB não quer ser exclusivista de nada, nós vamos apoiar quem por ventura nos dê a visão de ter a capacidade de gestão", disse.
Para o governador, a avaliação da capacidade de gestão passará por diversas análises, entre elas, a de projetar o futuro sem esquecer do presente.
"Entende-se por capacidade de gestão fazer agora e planejar futuro, compreender políticas, ter o desenvolvimento social ao lado do desenvolvimento econômico, combinando-se dentro de um processo de desenvolvimento na infraestrutura, nós vamos fazer esse tipo de análise, é a única análise possível a ser feita e o PSB, no momento oportuno, assim o fará, em todos os municípios onde ele não governe”, explicou.
Bem avaliada pela mídia nacional e também em recentes pesquisas divulgadas na Paraíba, a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PT) segue sem garantias, mas pode estar perto de conquistar o apoio do PSB.
Márcia Dias
PB Agora