Categorias: Policial

Bayeux vai implantar Delegacia da Mulher

PUBLICIDADE

Prefeitura de Bayeux vai implantar Delegacia da Mulher

As moradoras de Bayeux vão ter mais um instrumento para se proteger da violência. Para proporcionar mais segurança à população, o município vai implantar a Delegacia da Mulher, especializada no enfrentamento a crimes sexuais e domésticos. A informação foi anunciada após reunião, na tarde da última quarta-feira (21), entre os secretários municipais de Ação Social, Segurança, além de representantes do Centro de Referência e Apoio às Mulheres Vítimas de Violência (Cravim).

Segundo o secretário de Segurança e Proteção Social, coronel Ardenildo Morais, o novo órgão de defesa vai integrar de vários setores ligados ao combate à violência contra a mulher. Ele ressaltou que o prefeito Jota Júnior, em articulação com o secretário da Segurança Pública do Estado, Gustavo Gominho, viabilizou a implantação em Bayeux.

A perspectiva é que até dezembro deste ano a unidade inicie o atendimento. “Já está disponível uma casa onde vão funcionar os serviços, sendo que a reforma do prédio deve começar nos próximos dias. Também temos uma delegada voluntária, que se disponibilizou para trabalhar junto a uma equipe composta por cerca de seis pessoas”, explicou Morais.

Para a secretária de Ação Social do município, Ivanúbia Sousa, a chegada da delegacia é uma grande conquista para Bayeux e vai complementar uma história de luta no combate à violência contra a mulher. “Faremos o possível, junto com o prefeito Jota Júnior, no intuito de viabilizar as ações direcionadas às políticas públicas para as mulheres. Esse é o nosso propósito”, garantiu a secretária.

O trabalho de proteção às vítimas de violência em Bayeux teve início no ano de 2005, a partir da criação do Centro de Atendimento às Vítimas de Violência (Ceav) e do Cravim. Na opinião da coordenadora do Ceav/Cravim, Fabíola Maranhão, o serviço especializado vai permitir que o atendimento seja direcionado a esse público e encoraja as mulheres quanto a formalizar as denúncias de agressões.

Ela informou ainda que a novidade vai ampliar a gama de serviços prestados no Ceav/Cravim, onde os bayeuxenses recebem de forma sigilosa atendimento jurídico, psicológico, social e pedagógico, onde são assegurados os seus direitos e garantias fundamentais conforme prevê a Constituição. Somente através do Cravim são atendidas, todos os meses, em torno de 60 mulheres por uma equipe multiprofissional. Desde 2005, quando foi instalado, foram contabilizados mais de três mil atendimentos.

Essas unidades promovem palestras educativas, no sentido de orientar a população em assuntos voltados para o tema. Todas as quartas-feiras estão sendo promovidas palestras sobre o programa de transferência de renda Bolsa Família. “Temos também uma parceria com o Ministério Publico do Estado, através da Curadoria do Cidadão, para garantir o melhor atendimento às vítimas de violência”, afirmou a psicóloga dos centros, Yara de Sousa Cabral.

Fonte: Codecom

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Segundo turno: Justiça Eleitoral determina remoção de postagens de Marcelo Queiroga por ofensas a Cícero Lucena

A 1ª Zona Eleitoral de João Pessoa emitiu uma decisão liminar nesta sexta-feira (18) ordenando…

18 de outubro de 2024

Em vídeo, presidente da CMJP se diz vítima de acusações e confia na Justiça para reverter decisão

No final da manhã desta sexta-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa…

18 de outubro de 2024

Queiroga nega segregação de autistas em JP, mas defende salas especiais para casos específicos

O ex-ministro da Saúde e candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), em…

18 de outubro de 2024

Câmara Municipal de JP cumpre decisão judicial e assegura continuidade dos trabalhos legislativos

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa anunciou, na tarde desta sexta-feira (18),…

18 de outubro de 2024

Alvo de mais um inquérito no STF, Cabo Gilberto volta a mira artilharia contra Suprema Corte

Alvo de mais um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) após realizar críticas ao ministro…

18 de outubro de 2024

Vereadores de João Pessoa se reúnem nesta sexta para discutir transição da presidência

Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa, juntamente com os demais…

18 de outubro de 2024