Os 17 militares do Corpo de Bombeiros da Paraíba retornaram a João Pessoa após participarem de uma missão de resgate no Rio Grande do Sul, onde ajudaram vítimas das enchentes que devastaram a região, foram homenageados ontem (21), no seu retorno a João Pessoa.
Os bombeiros paraibanos foram um dos primeiros grupos a deixar o Nordeste para auxiliar no Rio Grande do Sul. A equipe contou com dois cães farejadores, três embarcações e 17 especialistas em resgates. Durante a missão, eles resgataram 13 pessoas, assistiram 127 indivíduos e participaram do resgate do cavalo Caramelo, que foi encontrado sobre o telhado de uma casa.
“Foi um cenário devastador. Em 24 anos de corporação, nunca vi um desastre dessa magnitude”, afirmou um dos militares. A equipe utilizou suas embarcações e equipamentos para resgatar pessoas e animais, além de fornecer alimentos, medicações e água potável para aqueles afetados pelas enchentes.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Vieira, destacou o compromisso humanitário da corporação. “Cumprir o dever enquanto bombeiro é estar onde as pessoas estão sofrendo e ajudá-las a enfrentar este sofrimento. Contribuir de alguma forma é gratificante não só como bombeiro, mas também como ser humano”, declarou.
O Corpo de Bombeiros da Paraíba está preparado para enviar mais equipes ao Rio Grande do Sul, caso haja necessidade de continuar a assistência às vítimas. O governador do estado autorizou a ida dos militares, todos voluntários para a missão.
Apesar das dificuldades logísticas enfrentadas, que resultaram em um tempo maior de deslocamento, o trabalho realizado pelos bombeiros paraibanos foi essencial. O retorno deles foi marcado por uma homenagem que refletiu o reconhecimento e a gratidão da sociedade pelo serviço prestado.
Redação com assessoria