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BR 230 na PB tem três pontos entre os 100 mais perigosos

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 A Paraíba tem três pontos da BR 230 que aparecem entre os 100 mais perigosos do Brasil, com 1.011 acidentes, 542 feridos e 19 mortes durante ano de 2013. Todos esses trechos ficam na Grande João Pessoa ou nas imediações. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19), pelo Governo Federal.

Os números fazem parte de um levantamento da Polícia Rodoviária Federal através da operação RodoVida, que ocorre de forma integrada entre estados e municípios para intensificar a fiscalização e reduzir os acidentes de trânsito no Brasil entre 17 de dezembro de 2013 e 31 de janeiro de 2014; e entre 21 de fevereiro e 9 de março de 2014.

Segundo a PRF, o trecho que vai do quilômetro 20 ao 30 da BR 230 ocupa a 11ª colocação do ranking com 456 acidentes, 277 feridos e nove mortos. O ponto que vai do quilômetro 30 ao 40 da mesma rodovia federal está na posição 51 da relação, teve 247 acidentes em 2013, com 131 feridos e oito mortos. A parte da BR 230 que vai do quilômetro 10 ao 20 está na 58ª colocação da relação, com 308 acidentes, 134 feridos e duas mortes.

O Departamento da Polícia Rodoviária Federal, órgão ligado ao Ministério da Justiça, prevê mais de 1.130 ações de fiscalização, que se concentram nos períodos de final de ano, férias e Carnaval. A PRF adquiriu 920 novos veículos por cerca de R$ 140 milhões, a maioria deles será utilizada durante a Operação Rodovida. Mais 130 radares móveis também serão empregados na operação, com um investimento de R$ 800 mil.

Foram definidas parcerias com os Departamentos de Trânsito dos estados, Polícia Militar e órgãos de trânsito municipais para que a ação seja integrada. A fiscalização estará voltada para motociclistas, alta velocidade, ultrapassagem ilegal e consumo de bebida alcoólica.

Os 100 trechos mais perigosos foram definidos tendo como base o índice de gravidade de todas as ocorrências que aconteceram nas rodovias federais em 2013. O índice de gravidade é baseado em estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da PRF, e define o custo social das ocorrências no trânsito – possui três modalidades que avaliam a gravidade dos acidentes, atribuindo uma pontuação. A ocorrência sem vítima recebe um ponto, a com feridos contabiliza cinco e a com vítima fatal chega a 25. A pontuação independe da quantidade de pessoas envolvidas no acidente e ajuda a PRF a definir os trechos mais problemáticos e concentrar as ações de fiscalização.

Radares eletrônicos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, prevê que até o final de 2014 cerca de três mil equipamentos eletrônicos de controle de velocidade estejam em operação em toda a malha rodoviária federal sob sua jurisdição. Atualmente, 1.745 equipamentos operam em todo o país por meio do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade ( PNCV), dos quais 821 barreiras eletrônicas, 789 radares fixos e 135 controladores de avanço de sinal. Do total, 279 estão nos 100 trechos mais perigosos detectados pela PRF.

Ainda para o próximo ano está prevista a execução de serviços de sinalização rodoviária, serviços relacionados à área de engenharia de trânsito e instalação de dispositivos auxiliares de segurança viária em 17 trechos sob administração do DNIT. As intervenções fazem parte do Programa Nacional de Segurança e Sinalização Rodoviária ( BR Legal), que também investirá em 2014, na implantação de sinalização turística.

As vias de acesso às cidades sedes da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 receberão indicações especiais em inglês e espanhol, serviço que contemplará os polos geradores de turismo em todo o país. Além disso, cerca de dois mil pontos críticos de rodovias identificados pelas estatísticas de acidentes receberão sinalização ostensiva com pórticos em trechos urbanos e defesas metálicas em trechos com curvas mais acentuadas, o que aumentará a segurança para o tráfego.

Redação com portalcorreio

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