A Paraíba o tempo todo  |

Capitania dos Portos vai monitorar embarcações no litoral paraibano

Para evitar acidentes envolvendo embarcações e banhistas, a Capitania dos Portos da Paraíba vai intensificar a Operação Verão 2017/2018, iniciada no dia 15 de janeiro último. As ações de fiscalização do tráfego aquaviário serão realizadas ao longo de todo o litoral paraibano com ênfase nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio e de transporte de passageiros.

 

Serão realizadas também ações nas áreas de Pitimbu e Baía da Traição e outras praias de grande circulação que receberam ainda ações educativas e preventivas. A Capitania estará com todo o seu efetivo pessoal e material, inclusive fazendo uso do bafômetro, outra medida que passou a ser utilizada durante as fiscalizações.

 

De acordo com a Capitania dos Portos, as maiores ocorrências se dão no Parque Estadual de Areia Vermelha e Prainha, em Lucena, por ser local de grandes concentrações de embarcações. Quando a maré se encontra na baixa-mar, os proprietários de embarcações aproveitam o banco de Areia Vermelha que se forma no meio do mar e quando a maré se encontra cheia os mesmos se deslocam para a área de Prainha em Lucena, onde se tem uma extensão de praia no braço do Rio da Guia.

 

As principais ocorrências são velocidade superior a permitida em área de banhista, manobras arriscadas em área de banhista e trafegar em área de banhista. A Capitania dos Portos alerta que os infratores estão sujeitos às penalidades previstas pela Lei 9537 de 11 de dezembro de 1997 – Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA) e às Normas da Autoridade Marítima dela decorrentes.

 

A autoridade marítima poderá, mediante procedimento administrativo, aplicar as seguintes penalidades: multa, suspensão do certificado de habilitação por até 12 meses e cancelamento do certificado de habilitação.

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe