Categorias: Policial

Caso Mércia: tese do pescador ganha força

PUBLICIDADE

O promotor de Justiça Rodrigo Merli de Antunes afirmou, na noite desta sexta-feira (17), que a primeira fase da reconstituição da morte de Mércia Nakashima foi “mais do que satisfatória”. Ele disse que a simulação serviu para comprovar a versão do pescador, testemunha que afirmou ter escutado gritos e visto o carro da vítima ser empurrado por um homem para dentro da represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo.

Após essa etapa, a equipe de peritos fez o mesmo percurso que Mizael Bispo, ex-namorado de Mércia, e Evandro Bezerra da Silva – ambos acusados pelo assassinato da advogada -, fizeram para retornar a Guarulhos após o carro da vítima ter sido jogado na represa. Todo o procedimento terminou por volta das 22h30.

Durante a primeira etapa, a polícia usou o carro modelo Honda Fit, cor prata. O veículo, que é igual ao da advogada, foi levado à represa de Nazaré Paulista, a 64 km de São Paulo, por volta de 20h45 desta sexta-feira. Todo o local foi isolado para a realização da simulação, que começou por volta de 19h40.

A vítima foi representada por uma mulher e o pescador, testemunha do crime, foi convocado e esteve no local. Apenas os policiais, os advogados e familiares da vítima e do acusado tiveram acesso ao local. O irmão de Mércia, Márcio Nakashima, afirmou que acompanharia a reconstituição de uma lancha.

Barco

Para simular a versão do pescador, dentro de um barco ficaram posicionados a própria testemunha, um perito e um fotógrafo, que acompanharam a comunicação por rádio.

Ao deixar a primeira parte da reconstituição, o advogado de Mizael Bispo, Ivon Ribeiro, afirmou que esperava que a simulação “fosse um pouco mais fiel” e “não tão dirigida”. Segundo ele, enquanto a testemunha afirmava que via o que estava acontecendo do outro lado da represa, o perito dizia que não via nada.

– Fica complicado de a gente continuar acreditando [na versão do pescador].

No entanto, o perito responsável pelo caso, Renato Patolli, negou a declaração da defesa do acusado e disse que foi possível ver o homem sair do carro e escutar os gritos atribuídos a Mércia Nakashima.

– Deu pra enxergar porque o céu abriu. Eu consegui ver também. Dá pra ver exatamente o que o pescador falou: um vulto atrás do carro.

O delegado afastado Antonio Olim, que presidiu as investigações, também negou que não tenha sido possível enxergar o que era feito do outro lado da represa e afirmou que a reprodução do crime foi fiel ao que aconteceu no dia 23 de maio.

– Nós fizemos o que aconteceu no dia dos fatos. A lua ficou igualzinha. O pescador conseguiu enxergar, ele ouviu os berros do outro lado da represa. Tudo que aconteceu a perícia fez igual e fotografou do outro lado da represa.

Entenda o caso

A advogada desapareceu no dia 23 de maio deste ano, depois de almoçar com a família na casa da avó, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A polícia começou a investigar o sumiço, e o ex-namorado da advogada, Mizael Bispo, foi apontado como principal suspeito do crime.

No dia 10 junho, bombeiros encontraram o carro da advogada dentro da represa de Nazaré Paulista, depois que a família recebeu uma denúncia anônima. O corpo de Mércia foi encontrado no dia seguinte e reconhecido por parentes.
 

R7

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025