A Paraíba o tempo todo  |

CG e Queimadas lideram violência contra os idosos na PB. Negligência é o crime mais cometido

A negligência segue como a principal violência contra a pessoa idosa, segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), repassados pelos Centros de Referência Especial izados de Assistência Social (Creas). Foram 658 ocorrências deste tipo entre janeiro e outubro do ano passado, correspondente a 45% de todas as violações registradas (1.465 ). As cidades com maiores números de ocorrências foram Queimadas, Campina Grand e João Pessoa.

 

A gerente executiva de assistência social da SEDH, Patrícia Oliveira, expl ica como se caracterizam estas violências, que têm fortes efeitos psicológicos sobre as vítimas. “A negligência se configura quando a atividade diária do idoso deixa de seguir um padrão de normalidade, quando ele tem esse direito interrompido, é tratado como algo velho, inválido, descartável”, disse.

 

Esta ótica, disse a representante da SEDH, é mais comum do que se imagina. “Infelizmente é uma questão cultural ainda forte no nosso país. O idoso é tratado como algo que já não tem utilidade e acaba sendo colocado nesse local a margem. É importante falar que a negligência é quase sempre acompanhada de outras violências”, explicou Patrícia Oliveira.

 

 

Cidades com maiores números de casos de violência contra idosos:

 

143 (casos) – Queimadas

 

140 (casos) – Campina Grande

 

103 (casos) – João Pessoa

 

81 (casos) – Picuí

 

 

 

 

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe