Depois de 12 dias da greve da Policia Militar na Bahia que chegou, inclusive a ameaçar o carnaval de Salvador, a rotina dos baianos finalmente voltou ao normal. Os foliões que estavam evitando sair de casa voltaram às ruas nesta segunda-feira (13) com muita animação. A movimentação nos balcões de vendas de abadás estava intensa. O siderúrgico Ebson Souza não perdeu tempo e foi logo garantir a sua adereço que dá acesso aos blocos. “Aproveitei que a greve acabou e que o povo ainda está meio que sem acreditar e vim logo pegar o meu”, contou ele.
Os cambistas também aproveitaram para entrar em ação. “A gente investe. Na maioria das vezes tiramos lucro, outras não. É um risco. Afinal, quando acaba nos balcões o povo não tem alternativa a não ser comprar em nossas mãos”, disse o cambista, que quis ser fotografado.
Com tanta movimentação quem também fica em alerta são os bandidos que aguardam o momento certo de agir. Para evitar que os foliões sejam alvos desses grupos, foi montado um esquema especial de segurança chamada de Operação Abadá. “O objetivo é prevenir roubos ou furtos durante a retirada das fantasias. Nossa unidade está em funcionamento e a Operação Abadá está garantida. Inclusive temos dois módulos em frente ao Shopping Iguatemi para garantir a segurança", afirma o major Ramalho Neto, comandante da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).
A empresa Axé Mix, responsável pela venda dos abadás mais concorridos como o do bloco Coruja, comandado por Ivete Sangalo, Cocobambu, de Claudia Leitte e Me Abraça, de Asa de Águia, reforçou a segurança no local. “Contratamos seguranças particulares e estamos em contato com Policia Militar que já solicitou todo tipo de informação referente a entrega dos abadás”, revelou Daniele Pires, coordenadora de entregas das fantasias.
Para os abadás do Nana e Camaleão, comandando por Bell Marques e sua banda Chiclete com Banana, o diretor da Central do Carnaval, Joaquim Nery, apresentou mais rigor na questão de segurança. “Todos os abadás tem selo de qualidade contra réplica. Com isso, garantimos a segurança dos foliões do bloco e não corremos risco de alguém comprar um abadá GG e tentar fazer dois ou mais fantasias”, esclareceu.
Mas não são apenas os coordenadores de blocos e a polícia que estão atentos aos bandidos. O siderúrgico Orlando Lima revela sua estratégia para driblar a má sorte. “Nunca saio com a sacola do bloco na mão. Vou com uma sacola de uma loja qualquer e uma mochila nas costas para despistar”, revelou.
Confira as dicas para comprar seu abadá com segurança:
1 – Leve uma sacola pra transpor os abadás para que não fique visível
2- Evite trazer dinheiro. Use cartões
3 – Venha acompanhado de alguma pessoa de sua confiança, se possível um homem
4- Não converse em público sobre sua aquisição e nem sobre valores dependidos
5- Não aceite abordagens de estranhos querendo vender ou comprar fantasias
6- Ao embarcar no ônibus, se perceber que esta sendo seguido, desembarque no primeiro ponto de coletivos e chame o PM mais próximo
7 – Embarcado no veículo, fique atento a aproximação de motociclista
8 – Caso esteja sendo seguido, evite ruas apertadas. Se houver aproximação pelo lado do motorista, siga ate o PM mais próximo. Denuncie
9 – Procure estacionar seu veículo na parte interna do shopping
10 – Caso presencie alguém em atitude suspeita, ligue imediatamente para 190.
Serviço:
Horário de retirada dos abadás no shopping Iguatemi – 10h às 22h.
No Wet’n’Wild as entregas começam nesta terça-feira (14), por conta do último ensaio do Harmonia do Samba.
No Centro de convenções estão acontecendo de 8h às 18h.
IG
A segurança pública de Santa Rita deu um grande passo nesta quinta-feira (26) com a…
Em entrevista esta semna à Rádio POP, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) reafirmou seu…
A estreia de O Auto da Compadecida 2 nessa quarta-feira 25 de dezembro, trouxe Chicó…
No Brasil, o número acumulado de vítimas fatais em decorrência da Covid-19 chegou a 714.471…
Quase 5 mil pessoas foram atingidas por ações educativas durante o período da Operação A…
Cinco dias após cometer um crime brutal, o suspeito de assassinar e arrancar o coração…