Promotor que coordena o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), na Paraíba, Octávio Paulo Neto, que já disse ter sofrido até ameaças de morte, por parte de investigados. Ele que é responsável pelo combate a corrupção no Estado, que resultou na prisão de prefeitos, ex-prefeitos, e operação “Cartola”, que afastou a cúpula da Federação Paraibana de Futebol, disse que a inexistência de elos dos poderes legislativos com os desejos da população causa muitas vezes a falta de vontade desses poderes com a fiscalização dos chefes dos executivos.
“Digo isto porque tais casos não resultaram em processos de impedimento dos gestores, o que deixa muito claro a dependência nociva do Legislativo. Ressalto isso porque os processos judiciais têm ritmo próprio e muitas vezes não é célere o suficiente, até porque em tais casos uma das estratégias mais usadas pelas defesas é alargar o máximo o julgamento, evitando a prestação jurisdicional, já que temos um sistema processual pouco resolutivo”, afirmou Octávio Paulo Neto.
Através das ações do promotor Octávio Paulo Neto, dois prefeitos foram presos e afastados de suas funções. Foram eles: Berg Lima, de Bayeux (voltou ao cargo) e Leto Viana (PRP), de Cabedelo. Também da primeira-dama da cidade, vereadores e funcionário da Prefeitura da cidade. E, ainda, da ex-prefeita de Conde, Tatiana Correa.
Em recente entrevista a uma emissora da capital o promotor disse como absorve as ameaças que já sofreu por parte de pessoas ligadas a investigados: “Faz parte, até porque quando você atinge grupos políticos e econômicos, inequivocamente, você lida com interesses contrariados das mais diversas formas, das mais diversas proporções.”
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…
O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…
O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…
O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…
A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…