Completando 30 anos desde sua primeira edição, a Copa do Nordeste terá aberta sua fase de grupos em 2024 na tarde deste sábado (03). No estádio dos Aflitos, em Recife, a partir das 16h, o Náutico enfrenta o Botafogo-PB pela primeira rodada do principal torneio do primeiro semestre do país.
As duas equipes se encontram frequentemente na competição. Em 2019, o Belo eliminou os pernambucanos nas semifinais. Já em 2022, na última vez que se encontraram no Nordestão, pelas quartas de final, em João Pessoa, o Timbu se classificou na disputa por pênaltis. Ao todo, são 13 confrontos entre as equipes no certame, com 5 vitórias botafoguenses, 5 empates e 3 triunfos do alvirrubro de Recife.
Para a partida de logo mais, o Náutico vem invicto na temporada. O time dirigido por Alan Aal, e que tem o zagueiro Rafael Vaz, ex-Vasco e Flamengo como principal novidade para a temporada, é o vice-líder do Pernambucano, com 4 triunfos e 2 empates em 6 jogos. E para buscar sua 50ª vitória na história da Copa do Nordeste, a equipe busca ainda uma formação ideal para o ataque, que teve 5 escalações diferentes até o momento.
Pelo lado do Botafogo-PB, o técnico Cristian de Souza também segue tentando encontrar um modo de jogar ideal. Desde a pré-Copa do Nordeste, os titulares não se repetem e alguns considerados titulares foram poupados no meio da semana, no clássico contra o Campinense. A expectativa é que o atacante Pipico comece pela primeira vez jogando uma partida em 2024. O zagueiro Douglas, lesionado, deve seguir de fora. As informações são do site Equipe Voz da Torcida.