Categorias: Policial

Crimes violentos tiveram redução de 59% em cinco bairros de JP

PUBLICIDADE

 Redução de crimes por meio da parceria entre as polícias e a comunidade. Essa realidade é confirmada pelos números da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) e vivenciada pelos moradores dos bairros beneficiados pelo 1º Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp) e a Unidade de Polícia Solidária (UPS). Os dois equipamentos foram instalados pelo Governo do Estado, há exatamente um ano, nos bairros de Manaíra e São José, em João Pessoa.

Dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Seds apontam uma queda de 59,6% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios e outros crimes dolosos que resultem em morte – nos bairros cobertos pelo 1º Disp: São José, Manaíra, Bessa, Aeroclube e Jardim Oceania. Enquanto que, de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012 foram registrados 52 crimes desse tipo nessas áreas, de fevereiro do ano passado até janeiro de 2013 foram 21.

Para o titular da 12ª Delegacia Distrital, Francisco Deusdedit, que funciona no Disp I, “os bons resultados são reflexo direto da parceria exitosa entre as polícias Civil e Militar. Os moradores de bairros como São José, Manaíra e Bessa percebem claramente a redução da violência”.

O coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos, major Lúcio Domingos, destaca que o Distrito é a base inicial para a implantação da filosofia de policiamento comunitário em todo o Estado. “Já formamos, em dois anos de Governo, cerca de 1.700 policiais com essa filosofia. Contudo, precisamos ressaltar que ainda é preciso uma aproximação maior entre a população e a polícia para que o trabalho tenha resultados ainda melhores”, afirma.

O bairro de São José, que sedia a UPS, se destacou atingindo a redução de 59,4% nos crimes contra a vida contabilizados no mesmo período. Antes foram 37 e depois da instalação da unidade e do trabalho diferenciado executado pelas polícias chegou-se a 15 CVLI contabilizados no bairro. “No bairro São José foi instalada a 4ª Unidade de Polícia Solidária (UPS) com a presença 24 horas de policiais militares. A UPS, que faz parte da estrutura do Distrito, é colocada nos locais em que se registram altos índices de criminalidade, dentro da política de governo de reduzir os casos de CVLI e de crimes contra o patrimônio”, frisou o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.

“Com a instalação do Distrito e a presença constante de policiais nas ruas, os moradores de Manaíra se sentem cada vez mais seguros. Está se desenvolvendo uma relação de confiança entre a população e a polícia e a sensação de insegurança diminui a cada dia. Os casos de roubo a pessoa, furtos a igrejas que eram frequentes quase não acontecem”, comemora o presidente do Conselho de Segurança do bairro, Severino Oliveira.

O comandante da UPS, Márcio Alcântara, explica que “paralelamente a repressão e prevenção dos crimes, desenvolvemos no bairro São José o trabalho social Caminho Certo que, entre outras coisas, incentiva a prática esportiva e a leitura entre crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com a criação de uma biblioteca no local”.

Em pouco mais de dois anos de gestão, o Governo do Estado implantou 10 Unidades de Polícia Solidária, sendo nove em João Pessoa – Alto do Mateus, Mandacaru, comunidade Bola na Rede, São José, Bela Vista, Jardim Planalto, Róger, Jaguaribe, Geisel – e uma em Campina Grande, no bairro do Mutirão.

Redução de crimes contra o patrimônio – Ocorrências de roubos, furtos e outros crimes contra o patrimônio também foram verificadas pelo Nace nas áreas cobertas pelo 1º Disp e pela UPS do São José. Nos cinco bairros, as ocorrências foram de 454 no 2º semestre de 2011 para 200 nos seis últimos meses de 2012: uma queda de 56%. Nos bairros de Manaíra e Jardim Oceania a queda foi de 63% e 58%, respectivamente.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024