Categorias: Policial

Dados da polícia apontam que Mangabeira é o bairro com o maior poluição sonora

PUBLICIDADE

O bairro de Mangabeira lidera o ranking de denúncias de poluição sonora em João Pessoa, conforme estatísticas do Batalhão de Polícia Ambiental. Comerciantes e moradores do bairro também compartilham a mesma opinião do BPAmb.

 

O comerciante Marcelo Alves de Sousa, que tem uma loja na Josefa Taveira, disse que a poluição sonora em Mangabeira é um problema antigo. “No meu ambiente de trabalho sou uma vítima quase que diária do excesso de barulho. São vários os momentos em que estou atendendo um cliente e não consigo ouvilo por causa dos carros de som que passam em frente à loja provocando um barulho ensurdecedor”, disse.

 

O comerciante revelou que os dias de maior poluição sonora no bairro são a quinta, a sexta e o sábado. “Parece até que os donos de veículos de som, que geralmente fazem propagandas de lojas ou de festas, ficam disputando entre si quem coloca o som mais alto. Sei que isso faz muito mal à saúde, mas o pior é não poder atender à clientela no momento em que esses carros de som estão passando em frente à loja. Como meu comércio fica praticamente numa esquina que tem um semáforo, quando os carros de som estão na frente, eu não consigo passar nenhuma informação ao cliente sobre o produto que ele está comprando, e todas as vezes que isso acontece, tenho que esperar o carro sair da frente da loja para atendê-lo”.

 

A moradora Marinete de Melo também reconhece que Mangabeira é um bairro onde as pessoas gostam de ouvir música em alto volume. “Tenho vizinhos que já receberam visitas educativas da Polícia Ambiental por conta de som alto e, graças a Deus, depois da visita da Polícia Ambiental, eles passaram a ouvir música com o volume mais baixo”, disse Marinete Melo, complementando que a Polícia Ambiental e a Prefeitura de João Pessoa deveriam fazer campanhas educativas no bairro sobre poluição sonora. “Acho que só assim a poluição sonora diminuiria”, pontuou.

 

Poluição sonora é o excesso de ruídos que afeta a saúde física e mental da população. É o alto nível de decibéis provocado pelo barulho constante proveniente de atividades que perturbam o silêncio ambiental. A poluição sonora é considerada crime ambiental, podendo resultar em multa e reclusão de 1 a 4 anos. A poluição sonora e a visual muitas vezes passam despercebidas por fazerem parte do dia a dia dos moradores das grandes cidades. Mangabeira está em primeiro lugar como bairro de maiores incidências. Em segundo estão os bairros da orla, devido ser uma área de concentração de lazer e, em terceiro, os bairros mais próximos do Centro.

 

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo em meio a abstenção recorde e campanha acirrada

O atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi reeleito neste domingo (27) com…

27 de outubro de 2024

Evandro Leitão é eleito prefeito de Fortaleza após vencer disputa acirrada contra André Fernandes

Fortaleza elegeu neste domingo (27) seu novo prefeito: Evandro Leitão (PT), que venceu o segundo…

27 de outubro de 2024

Paulinho Freire é eleito prefeito de Natal, vencendo Natália Bonavides no segundo turno

Neste domingo (27), o empresário e político Paulinho Freire (União Brasil), de 60 anos, foi…

27 de outubro de 2024

João Azevêdo vota em João Pessoa e destaca: “Parceria entre estado e município traz resultados positivos”

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), exerceu seu direito de voto na manhã deste…

27 de outubro de 2024

Após votar, Veneziano aposta em ‘sabedoria’ do povo de CG para rechaçar “invenção aventureira de outros”

Na manhã deste domingo, 27 de outubro, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) exerceu…

27 de outubro de 2024

Bruno Cunha Lima vence Dr. Jhony com 58% dos votos e é reeleito prefeito de Campina Grande

Com 100% das seções apuradas, Bruno Cunha Lima (UNIÃO) foi reeleito prefeito de Campina Grande,…

27 de outubro de 2024