Categorias: Policial

Delegados da Força Nacional poderão usar estrutura física do Núcleo Criminal do MPPB

PUBLICIDADE

A Força Nacional de Segurança Pública poderá ocupar um espaço na sede do Núcleo Criminal do Ministério Público até que a sua estrutura na Central de Polícia esteja totalmente montada. Essa questão e outros pontos sobre infraestrutura para o desenvolvimento dos trabalhos das equipes que formam a Força Nacional foram discutidos na tarde desta segunda feira (12), durante reunião com promotores de Justiça, delegados da Força e pelo secretário de Estado de Segurança e Defesa Social.

As equipes estão necessitando de viaturas para proceder as investigações dos 1.500 inquéritos policiais referentes a crimes de homicídio cometidos até 2010 e que estão sem solução no Estado. Para atender a essa necessidade, a promotora de Justiça do Núcleo de Controle Externo da Atividade Polícia do MPPB (Ncap), Anitha Bethânia Rocha, propôs a requisição judicial para que sejam disponibilizados os veículos apreendidos pela Polícia por crime de tráfico, para que fiquem à disposição da Força Nacional. Imediatamente, o secretário Cláudio Lima solicitou informações sobre o número de veículos em condição de uso que estão nessa situação, para a liberação.

Ao fazer uma avaliação da reunião, o promotor coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais, Bertrand de Araújo Asfora, disse que o encontro foi positivo porque o Ministério Público tem todo interesse de trabalhar em equipe com a Força Nacional e a Secretaria de Segurança. “Nós discutimos a questão infraestrutura para que os delegados e toda a equipe da Força Nacional possam trabalhar. Instalar a Força Nacional no âmbito do Ministério Público é uma forma de colaboração no combate à impunidade”, disse Asfora.

De acordo com Cláudio Lima, a Secretaria de Segurança já conta com todos os equipamentos de informática para disponibilizar ao membros da Força Nacional, faltando, no entanto, chegar os móveis que foram comprados para serem montados nas salas da Central de Polícia, onde a Força Nacional já está atuando.
 

Infraestrutura

“Nós vamos priorizar os meios materiais, para que Força Nacional comece trabalhar os 1.500 inquéritos que estavam atrasados até 2010”. Foi o afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social Cláudo Lima, durante a reunião que envolveu o Ministério Público e os delegados da Força Nacional. Cláudio Lima lembrou que as equipes da Força Nacional vieram cumprir a Meta Dois, que é a meta de liquidar todos os inquéritos até 2007, e disse que o Governo do Estado tem total interesse nesse trabalho. “Essa união vai trazer maior eficiência na polícia judiciária. É uma ação conjunta, que, se Deus quiser, vai trazer resultados principalmente no enfrentamento aos crimes contra a vida”, arrematou.

Segundo o delegado coordenador da Força Nacional, Umaitan Oliveira, os trabalhos estão em andamento e algumas investigações já tiveram início. “Tivemos a garantia por parte do secretário de Segurança do Estado de que teremos todo o apoio necessário e agora, o Ministério Público, através dessa reunião, veio ratificar essa colaboração e trabalhar em parceria, não só com o sistema de policial estadual, mas também com a Força Nacional”, disse o delegado.

Participantes

Além dos delegados que compõem a Força Nacional, estiveram presentes à reunião com secretário Cláudio Lima as promotoras do Ncap, Anita Bethânia e Ana Maria França, os coordenadores do Gaeco, promotores Herbert Vitório Carvalho e Octávio Paulo Neto, o coordenador do Caop Criminal, promotor Bertrand Asfora, e o promotor-coordenador das Promotorias Criminais de Campina Grande, Osvaldo Lopes Barbosa.

 

Ascom MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ANÁLISE: Protagonista em evento do governo, Deusdete Queiroga deve ser peça-chave no quebra-cabeça político de 2026

Secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos da Paraíba, Deusdete Queiroga (PSB) foi protagonista no evento…

6 de janeiro de 2025

Dirigentes de PT e PL veem candidatura de Gusttavo Lima à presidência da República como “fogo de palha”

Uma eventual candidatura do cantor Gusttavo Lima à sucessão presidencial em 2026 é avaliada como…

6 de janeiro de 2025

Operação Verão tem início em Cabedelo com fiscalização em Areia Vermelha

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo deu início, neste…

6 de janeiro de 2025

Confira calendário de pagamento do Auxílio Moradia para 2025 em João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (6), o calendário de pagamento do Auxílio…

6 de janeiro de 2025

Divulgado gabarito oficial do concurso para agentes de saúde e de combate às endemias

O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), banca organizadora do concurso para…

6 de janeiro de 2025

UFPB publica edital de cadastramento da 2ª chamada dos cursos de graduação EAD

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PRG/UFPB) publicou o edital de cadastramento para os…

6 de janeiro de 2025