Aproximadamente 9 mil motoristas são multados por mês pelo Departamento Nacional de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) e muitos deles, quando atingem pontuação de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, têm a carteira suspensa. Aqui não estão computadas as multas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) ou Polícia Rodoviária Federal. O Diário Oficial do Estado do dia 8 deste mês publicou a suspensão de 24 habilitações de motoristas por diversos tipos de infrações.
Entre as multas mais comuns estão avanço de sinal vermelho, dirigir utilizando o celular, velocidade acima do permitido e guiar moto sem capacete. Só no ano de 2017, mais de 22 mil motoristas tiveram a carteira de habilitação suspensa na Paraíba. Este ano, os números ainda não foram computados pelo órgão.
Segundo Eugênio Feitosa, chefe do setor de Registro Nacional de Carteira de Habilitação do Detran-PB, as habilitações quando são suspensas por pontos tem punição de seis meses sem que o motorista possa dirigir. Por outro lado, quando a suspensão da CNH é por embriaguez ao volante, a suspensão é de 12 meses sem poder dirigir.
Para o motorista punido com os 20 pontos na carteira poder voltar a dirigir, ele tem que participar de um curso de reciclagem para cumprir o período da suspensão. "Quando a pessoa atinge os 20 pontos na habilitação, ela recebe uma notificação em seu endereço e é obrigada a entregar a carteira no Detran, onde a carteira fica retida", explicou.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…