A energia recuperada corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês.
A Energisa Paraíba, em parceria com o Instituto de Polícia Científica, Polícia Civil e Militar, realizou uma operação de combate ao furto de energia no sertão da Paraíba, resultando na prisão de 12 pessoas. A ação, que ocorreu nesta quarta-feira (06), teve como foco principal o enfrentamento das ligações clandestinas em várias cidades do Sertão como Jericó, Riacho dos Cavalos e Catolé do Rocha.
Durante a operação, as equipes identificaram mais de 30 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residências. A energia recuperada foi de aproximadamente 65.000 kWh, o que corresponde ao consumo de mais de 400 unidades residenciais, pelo período de um mês. Para a realização da operação, cerca de 65 profissionais, entre colaboradores da Energisa e membros das Polícias Civil, Militar e IPC, foram mobilizados.
O furto de energia, crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal, pode resultar em até quatro anos de reclusão e multa. Além dos riscos legais, o desvio de energia representa um perigo significativo para a segurança pública, pois as ligações clandestinas podem causar curtos-circuitos, incêndios e a queima de equipamentos.
“Essa prática prejudica não apenas a distribuidora, mas também os demais clientes, já que sobrecarrega a rede e pode provocar oscilações e quedas de energia”, afirmou Danillo Lelis, gerente comercial e de combate a perdas da Energisa Paraíba.
Investimentos no combate ao furto de energia em 2024
O combate ao furto de energia é uma das prioridades da Energisa para 2024. Neste ano, a empresa destinou cerca de R$ 20 milhões a ações de regularização e enfrentamento dessa prática ilegal, que incluem o uso de tecnologias avançadas, inteligência de dados e fiscalizações intensivas. Até o momento 2024, foram recuperados 27.990.000 kWh, o equivalente ao consumo mensal de mais de 16 mil residências, por um ano. Já foram realizadas foram realizadas mais de 100 mil inspeções, com a detecção de aproximadamente 20 mil irregularidades e mais de 55 prisões.
Denúncias anônimas
A Energisa reforça que a participação da população é fundamental para o combate a essas práticas ilícitas. Denúncias anônimas sobre ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser feitas pelo telefone 0800 083 0196, pelo WhatsApp em www.gisa.energisa.com.br ou pelo aplicativo Energisa On.
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) reconheceu a situação de calamidade pública nas áreas afetadas…
A partir desta quinta-feira (07), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, assume interinamente o cargo…
Na noite desta quarta-feira (6), um assalto a posto de combustíveis em João Pessoa resultou…
O prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (Progressistas), anunciou sua candidatura a deputado federal nas eleições…
O senador Efraim Filho, líder da bancada do União Brasil no Senado, participou nesta semana…
Na tarde de ontem, quarta-feira (6) líderes do Solidariedade se reuniram em Brasília para selar…