Entrar na terceira idade requer cuidados e atenções, bem como acontece no período da infância. O idoso, com o passar dos anos, se torna mais frágil e, por vezes, dependente de filhos, companheiros, netos ou cuidadores em geral. No cenário de vulnerabilidade, muitas vezes onde este deveria encontrar amparo e carinho, existem agressões e negligências é o que aponta o médico geriatra Dr. Vicente de Paula Faleiros.
Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, somente em 2021 o Brasil já registrou mais de 50 mil denúncias e 190 mil violações referentes à violência contra a pessoa idosa. Neste mesmo período, a Paraíba contabilizou 1.012 denúncias e 4.249 transgressões ao mesmo grupo, sendo 302 e 1.242 dessas, respectivamente, em João Pessoa. Em 2020, o número de violações no Estado foi de 7.086 e 1.611 denúncias relativas à violência contra idosos, onde uma denúncia pode conter um ou mais atos violentos.
“A perda de funcionalidades, natural do envelhecimento, não pode ser desculpa para a prática de violência e perda da cidadania”, afirma o Dr. Vicente de Paula Faleiros. Ainda segundo o médico a denúncia coloca o dedo na ferida, mas ela não traz alívio para o problema, pois segundo ele, a maioria das violências cometidas contra idosos são praticadas no ambiente familiar (85,6%) e mais da metade são cometidas por filhos (52,9%) e netos (7,8%). As mulheres são as principais vítimas, com 62,6% dos casos de denúncias registradas.
Segundo o especialista, solucionar o problema exige esforços conjuntos entre poder público e população para que o ambiente público seja inclusivo e as famílias saibam lidar com as particularidades dos idosos. “Ser humano é dialogar sobre as diferentes fases da vida, então precisamos de informação e educação para entender e interpretar o envelhecimento. A cidade, a saúde, a educação e afins, também precisam ser mais inclusivas para evitar os casos de violência”, conclui Faleiros.
Da Redação
A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…
Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…
Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…
Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…
O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…
O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…