No fim da tarde desta quinta-feira, 29/11, duas pizzarias e um bar em João Pessoa foram flagrados desviando energia elétrica. O Centro de Inteligência do Departamento de Combate às Perdas da Energisa apontou grande variação no consumo da Pizzaria Veneza Bancários, Pizzaria Veneza Bessa e República do Espeto Bar e Restaurante – todos unidades no nome do mesmo titular.
Equipes da Energisa com apoio da Polícia Civil estiveram no local e constataram o desvio (gato de energia) nos três estabelecimentos. Agora, após constatado o furto, a Energisa vai levantar quanto de energia foi desviada e por quanto tempo. Conforme previsto no Código Penal, art. 155, o furto de energia é crime e o responsável pode ser condenado a até oito anos de cadeia.
Importante ressaltar que o consumidor regular também é prejudicado com a prática dos ‘gatos’, pois parte do valor roubado é acrescido diretamente na tarifa mensal. Além do prejuízo financeiro, o consumidor pode ter a qualidade do fornecimento de energia prejudicada, já que a rede não foi dimensionada para suportar gambiarras podendo causar incêndios e choques elétricos.
O cliente pode e deve denunciar, de forma anônima, furtos de energia, através dos 0800 083 0196, site e aplicativo Energisa On.
Redação
Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais
A disputa entre a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o…
O senador Efraim Filho (União Brasil) estabeleceu um prazo para que a oposição à gestão…
Um homem morreu em um acidente ocorrido neste sábado (28) em Campina Grande, no Agreste…
O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), afirmou ontem, sexta-feira (27), que não tem interesse…
O governador da Paraíba, João Azevedo, comemorou os avanços no setor de habitação no estado…
O radialista Nuclecio Laecio Medeiros foi assassinado a tiros na noite de ontem, sexta-feira (28),…