A Paraíba foi palco, nesta quinta-feira (12), de uma importante ação conjunta das Forças de Segurança para combater o contrabando e a venda ilegal de cigarros. A Operação Retomada I, em sua 2ª fase, cumpriu três mandados judiciais de busca e apreensão em João Pessoa, além de outros 14 na Região Metropolitana de Natal (RN). A operação mobilizou a Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e a Guarda Municipal de Natal.
As ações na capital paraibana focaram residências e depósitos ligados a operadores de organizações criminosas que abastecem o mercado de cigarros contrabandeados e falsificados na região. O esquema ilegal, além de trazer graves riscos à saúde pública, fomenta outras práticas criminosas, como lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
Na Paraíba, a ofensiva contou com a apreensão de caixas de cigarros, documentos contábeis, celulares, computadores e veículos. O material recolhido será analisado para dar continuidade às investigações, enquanto os cigarros apreendidos serão destruídos após o cumprimento de procedimentos fiscais.
De acordo com a Polícia Federal, o crime de contrabando pode levar a uma pena de até cinco anos de reclusão, além de multa. “O comércio ilegal de cigarros não só ameaça a saúde da população como alimenta uma cadeia de delitos que impactam diretamente a sociedade”, alertou um dos agentes envolvidos na operação.
A Operação Retomada I é mais uma iniciativa para reprimir o mercado clandestino de cigarros, que continua sendo uma das principais fontes de recursos para organizações criminosas. Em João Pessoa, a atuação das Forças de Segurança reforça o compromisso com o combate ao crime e à proteção da saúde pública.