A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Paraíba (FICCO/PB), composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil e SENAPEN, deflagrou na última segunda-feira (16) a “Operação Intelectus”. A ação conjunta teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e foi concluída nesta sexta-feira (20).
A operação mobilizou equipes em sete cidades do estado — João Pessoa, Cabedelo, Pitimbu, Campina Grande, Guarabira, Pilõezinhos e Malta — visando capturar 21 alvos envolvidos em crimes graves, como homicídio, tráfico de drogas, roubo, furto, estupro de vulnerável, estelionato e receptação.
A escolha do nome “Intelectus” destaca o papel da inteligência policial, central na atuação das forças de segurança que integram a FICCO/PB. O trabalho coordenado dessas forças foi essencial para o compartilhamento de informações entre os órgãos e o desmantelamento de redes do crime organizado no estado.
Desde o início da operação, 26 pessoas foram presas, incluindo 12 por roubo, cinco por homicídio, duas por tráfico de drogas, oito por falta de pagamento de pensões alimentícias e duas por furto. Todos os presos foram encaminhados para a Cidade da Polícia Civil, no bairro Geisel, em João Pessoa.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança da Paraíba em unir esforços para combater o crime organizado. Entrevistas sobre a operação não serão concedidas.