Forças de Segurança da PB vão fiscalizar uso de drones durante prévias de JP e carnaval no estado

PUBLICIDADE

O uso de drones e outras aeronaves tripuladas e não tripuladas será limitado durante as prévias carnavalescas de João Pessoa e Carnaval 2024 na Paraíba. A medida da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) abrange todo o território paraibano e tem como objetivo proteger o espaço aéreo, evitando acidentes em locais de festa e grande público e garantindo a segurança aeronáutica e dos foliões. A fiscalização será iniciada nesta quarta-feira (1), quando começa o Folia de Rua na capital.

Aeronaves que não estejam devidamente cadastradas não poderão acessar o espaço aéreo nos locais de festividades de forma regular, podendo o uso fora do estabelecido nas normas configurar infração administrativa e até mesmo crime devidamente tipificado no Código Penal. Os responsáveis serão conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, para realização de procedimento policial, além de outras medidas previstas nos órgãos reguladores.

O tenente-coronel Carlos Nascimento, comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds, explicou que a segregação do espaço é de extrema importância, como já acontece em outros festejos, a exemplo do Carnaval de Recife (PE) e Salvador (BA). “Temos que manter seguro o trabalho dos profissionais de segurança pública que atuam nas aeronaves, bem como do cidadão que busca se divertir”, frisou.

Segundo o capitão Adilson Morais, subcomandante do Comandante de Operações Aéreas (COA) da Polícia Militar e um dos responsáveis pelo emprego de drones nas atividades de policiamento, a medida da Sesds visa prevenir a prática de delitos com o uso de drones a partir de seus pilotos remotos, os quais devem seguir regras estabelecidas pelos órgãos reguladores como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). “Além disso, iremos coibir uso irregular dessas pequenas aeronaves no que tange às normas previstas nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) – E-94 e ICA 100-401, entre outras”, acrescentou.

Cadastramento – Quem quiser fazer uso profissionalmente de aeronaves não tripuladas, subgrupo RPA, em grandes eventos durante o período de 1 a 15 de fevereiro, deverá realizar o cadastramento junto à Polícia Militar, com dados como número de série da aeronave, SISANT, nome completo, CPF e código SARPAS do piloto remoto, por meio do link https://forms.gle/N4wr4tGdkLA9f5gh9 até as 13h desta sexta-feira (2).

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024