O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba vai contar, em 2015, com 24 novos aspirantes a oficial, sendo sete deles mulheres, que concluíram o Curso de Formação de Oficiais (CFO) este ano. A solenidade, que marca o término da qualificação dos cadetes, acontece às 16h desta sexta-feira (5), no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, em Mangabeira, na Capital. Na ocasião, também serão formados 37 aspirantes a oficial PM.
Segundo o coordenador disciplinar do CFO-BM, tenente coronel Marcelo Vilar, a formatura será marcada pela entrega das insígnias e da espada aos aspirantes, símbolos que representam o oficialato. Os concluintes, por sua vez, passarão o Espadim Tiradentes, que é a arma símbolo do cadete durante a sua formação, aos militares que estão no primeiro ano do curso.
Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, os novos aspirantes vão reforçar o efetivo, sobretudo nas unidades recentemente inauguradas, sendo um potencial a mais na prestação de serviço à sociedade. “O aspirantado é um coroamento da conclusão do curso, uma vitória e um passo importante para a carreira profissional, que tem que ser desenvolvida colocando em prática o conhecimento adquirido na academia, seja na parte administrativa ou operacional”, completou o coronel.
Durante a solenidade, os aspirantes também farão o juramento e a tomada de compromisso, comprometendo-se a prestar um bom serviço à população. No sábado (6), as comemorações continuam com o tradicional baile de formatura para os concluintes e as respectivas famílias.
O curso – Após três anosde curso em turno integral, perfazendo uma carga horária de quase quatro mil horas/aulas de preparação, os cadetes são graduados como Engenheiros de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Na formação, eles recebem instruções tanto técnicas e práticas, quanto teóricas. Entre elas disciplinas de Salvamentos Terrestre, Aquático e Aéreo, Atendimento Pré-hospitalar e Combate a Incêndio, além de Direito Penal Militar, Física, Química e Resistência de Materiais.
Concluído o curso, o aluno é declarado aspirante a oficial Bombeiro Militar. Após um período de estágio probatório de, no mínimo seis meses, o bombeiro é promovido ao posto de 2º tenente, ingressando no Quadro de Oficiais Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba.
Seleção – Para se tornar um oficial da Polícia Militar e do Bombeiro Militar, os candidatos passam por um processo seletivo dividido em diversas etapas. A primeira é a fase intelectual, que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Médio) do ano vigente, e as demais consistem em testes de saúde, físico e psicológico.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros está com inscrições abertas até o dia 8 de dezembro para o CFO 2015, através do link www.pm.pb.gov.br/inscricoes_cfoBM2015. São 15 vagas, sendo cinco para mulheres.
Secom-PB
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…