O Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), vai apoiar uma iniciativa do Ministério da Defesa que pretende beneficiar garimpeiros e reduzir os roubos de explosivos para explosão de caixas eletrônicos. A ideia, segundo o secretário Renato Feliciano, é minimizar os custos de manutenção de paióis de explosivos, promovendo compra direta do material com fornecedores legais.
O assunto foi discutido na semana passada com o general de brigada Waldemar Barroso Magno Neto, que representou o Ministério da Defesa/Exército Brasileiro, durante o III Seminário Comemorativo ao Dia Nacional do Garimpeiro, realizado no município de Várzea.
“Com esta iniciativa, o Ministério da Defesa quer evitar o mercado paralelo, que é danoso ao garimpeiro pelos preços altos praticados e o prejudica no mercado competitivo. Esta ação também poderá reduzir a insegurança diante do grande número de explosões de caixas eletrônicos, que são possibilitadas pelo roubo de grandes quantidades de explosivos”, explicou o secretário.
Além do general Barroso Neto, outros representantes do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro do Distrito Federal participaram do Seminário. Na ocasião, o secretário Renato Feliciano recebeu uma comenda do Exército Brasileiro pela atuação do Programa Mineral da Paraíba na busca de soluções para o armazenamento legal dos explosivos.
Antes do encontro, o assunto já havia sido tratado em uma reunião com representantes da CDRM, UFCG, IFPB-Picuí, Fiep/Senai, empresários da mineração e consultores. Barroso Neto destacou sua preocupação diante dos casos de explosões a caixas eletrônicos que estão crescendo em todo o país e solicitou o apoio da Setde, junto as Secretarias da Receita Estadual e da Segurança, quanto à fiscalização dos fiscais da Receita no deslocamento e entrega de materiais explosivos nos garimpos.
Também foram discutidas as questões que envolvem a liberação do Certificado de Blaster – documento que habilita profissionais na utilização de explosivos –, junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Vamos cooperar com o Ministério da Defesa para que possamos resolver esse problema da informalidade na mineração e, consequentemente, contribuir para o crescimento da segurança na Paraíba”, destacou Renato Feliciano.
Secom-PB
Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…
Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…
O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…
Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…
Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…