Categorias: Policial

Internauta reclama do serviço de emergência da PM na PB

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O internauta Daniel Costa entrou em contato com o G1 para reclamar do serviço telefônico de emergência da Polícia Militar, o 190. Segundo ele, no domingo (14) ele tentou várias vezes falar com a polícia, mas não conseguiu. O comandante do Centro de Operações Integradas da Polícia Militar informou que isso deve ter acontecido por conta do excesso de chamados.

 

De acordo com Daniel, ele suspeitou que um consultório estava sendo arrombado no bairro de Manaíra, em João Pessoae resolveu avisar a polícia. “Liguei mais de 10 vezes para o 190 e apenas ouvi a mensagem pré-programada sobre outros serviços de denúncia, como o 197" disse.

"Resolvi ligar para este 197 [disque denúncia da Polícia Civil] para ver se tinha algum resultado e o atendente disse que eu era a centésima pessoa que ele recebia no domingo pelo fato de o 190 não atender”, afirmou por e-mail.

O coronel João Erivaldo Pontes, comandante do Centro de Operações Integradas da Polícia Militar (Ciop), informou que o 190 funcionou normalmente durante o fim de semana. “No entanto, como tivemos um fim de semana atípico por causa do feriado, é possível que algumas pessoas tenham tido dificuldade em falar com os atendentes”, ressaltou.

De acordo com o Ciop, a emergência da PM atendeu 9.378 chamadas dos 19 municípios que integram a região metropolitana de João Pessoa no domingo. A média normal é de 7.200 atendimentos por dia.
 

Segundo Pontes, o Ciop dispõe de 50 linhas e 14 atendentes. “Algumas ocorrências precisam de um procedimento mais apurado. O telefonista tem que pegar o endereço, por exemplo para mandar uma viatura até o local, um procedimento que demanda tempo", explicou.
 

Com relação à gravação eletrônica que o internauta ouviu quando ligou para o 190, o coronel Pontes disse que isso acontece quando todas as linhas estão ocupadas. "Quando isso acontece, o Ciop tem mensagens institucionais que têm o objetivo de orientar a população”, disse.
 

O coronel explicou ainda que a tolerância para um atendimento no 190 é, em média, de 15 minutos. “Mas posso garantir que, no geral, quando o cidadão solicita o 190 é atendido na segunda chamada”, finalizou.

 

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G1

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