Na tarde de hoje, o Conselho de Sentença do 1º Tribunal do Júri da Comarca da Capital absolveu, por maioria de votos, o comerciante Francisco das Chagas de Vasconcelos Lima da acusação de homicídio triplamente qualificado contra os finlandeses Pasi Kalervo Kaartinen, Rita Marjatta Kaartinen e Sirpa Helena Tihonen. O júri acatou a tese da defesa de negativa de autoria.
Lima também foi absolvido do crime de ocultação de cadáver, conexo aos homicídios. Segundo o juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, presidente do Tribunal do Júri, “não existem provas de que o réu tenha concorrido para a infração penal”.
A decisão do júri se baseou na fragilidade das provas apresentadas contra o réu. O magistrado destacou que o único indício que o ligava aos crimes era o depoimento de uma testemunha que o viu transitando em um veículo perto do local onde os corpos das vítimas foram encontrados. No entanto, a testemunha não conseguiu identificar os ocupantes do veículo, o que fragilizou o depoimento.
Os crimes contra os finlandeses aconteceram na noite do dia 30 de novembro de 2011, na residência das vítimas, localizada no Distrito de Jacumã, no Conde. De acordo com a denúncia, a motivação para os assassinatos teria sido a tentativa de roubar os bens das vítimas, que possuíam um imóvel e diversos terrenos na praia de Jacumã.
As vítimas, Pasi Kalervo Kaartinen (71 anos), Rita Marjatta Kaartinen (68 anos) e Sirpa Helena Tiihonen (60 anos), moravam no Conde há cerca de seis anos. No primeiro semestre de 2011, eles decidiram retornar à Finlândia, o que teria motivado o crime.
A absolvição de Francisco das Chagas de Vasconcelos Lima gerou repercussão na comunidade do Conde. Familiares e amigos das vítimas lamentaram a decisão do júri, enquanto a defesa do réu comemorou a sua absolvição.
Apesar da absolvição de Lima, o caso ainda não está encerrado. O Ministério Público da Paraíba pode recorrer da decisão do júri.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…