O médico pediatra Fernando Paredes Cunha Lima foi alvo de uma nova denúncia apresentada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por estupro de outras crianças, que também eram suas pacientes. O promotor de Justiça, Bruno Leonardo Lins, protocolou o pedido na 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital, reforçando o pedido de prisão preventiva contra o acusado, que está foragido desde novembro.
A denúncia inclui acusações de abuso sexual contra mais duas crianças, de 2 e 4 anos. Além dos relatos anteriores de abusos que remontam à década de 1990, envolvendo crianças da própria família do médico, com idades entre 9 e 10 anos. O promotor Bruno Lins destacou que a “conduta pedófila do denunciado vem sendo repetida há décadas”, colocando em risco crianças sob seus cuidados, tanto familiares quanto pacientes.
Além da prisão preventiva, o Ministério Público pediu a proibição definitiva do exercício da medicina pelo acusado, com base no artigo 47, inciso II, do Código Penal. Também foi solicitada a reparação de danos materiais e morais no valor mínimo de 400 salários mínimos por vítima, com o objetivo de cobrir despesas relacionadas a tratamentos psicológicos e compensar os sofrimentos causados pelos crimes.
O promotor ainda solicitou a inclusão de depoimentos já coletados no processo anterior (Ação Penal 0810318-86.2024.8.15.2002) para evitar a revitimização das crianças e maior constrangimento às vítimas e suas famílias.
Fernando Paredes Cunha Lima é réu primário, mas acumula um histórico de denúncias que indicam uma prática reiterada de abusos. O caso veio à tona após a denúncia de uma mãe de uma criança vítima de abuso, gerando repercussão suficiente para que outras famílias expusessem crimes semelhantes cometidos pelo médico.
O Conselho Regional de Medicina também foi citado no pedido do MP, com solicitação de informações sobre eventuais processos administrativos instaurados contra o profissional.
PB Agora
O ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou o bloqueio e sequestro…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou nesta segunda-feira (9) uma ação…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está internado na Unidade de Terapia Intensiva…
A programação natalina realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) apresenta, na sexta-feira (13),…
Na tarde desta segunda-feira (9), a Justiça determinou a manutenção da data de 15 de…
A literatura brasileira ganha novos ares com o lançamento de *Todo peso do mundo se…