Categorias: Policial

Na PB: IPC normalizou a emissão de Carteira de Identidade

PUBLICIDADE

 A falta de cédulas para a emissão de Carteira de Identidade (RG) no Núcleo de Identificação Civil e Criminal do Instituto de Polícia Científica gerou atrasos na entrega do documento. Ontem, o chefe do setor, Marcus Lacet, garantiu que essa emissão já se normalizou com a chegada de 130 mil das 400 mil cédulas adquiridas pela Secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba junto à Casa da Moeda, por R$ 0,62 a unidade.

Segundo Marcus, houve um problema no mês de maio último na produção de Carteira de Identidade que já foi solucionado. Ele atribui o atraso ao volume acumulado na expedição do documento, mas no máximo em 15 dias a entrega será normalizada, pois já está bem adiantada a parte da impressão dessas carteiras pendentes. “O tempo normal de entrega pode chegar a 30 dias”, garante. O motivo das carteiras documento de identidade precisa passar no pós-atendimento pelo processo de conferência quando é confrontado os dados fornecidos, fotos e as impressões digitais. “Isso é necessário para que não ocorra fraude na emissão do documento, pois buscamos a segurança jurídica”, esclarece. Anualmente o Núcleo de Identificação Civil e Criminal da Paraíba atende cerca de 200 mil pessoas por ano e desde 2011 já foram atendidas aproximadamente 1.400 milhão de paraibanos.

E isso é possível nas casas da cidadania existentes em João Pessoa, Campina Grande e em outras regiões do Estado e também na sede do órgão, no Instituto de Polícia Científica, no bairro do Cristo Redentor. “Ninguém deixa de ser atendido”, garante Marcus Lacet. A primeira via do documento é gratuita, por determinação do Governo Federal, ou seja, é um custo para o Estado, lembra Lacet. A gratuidade é extensiva a idosos e no atendimento através do Programa documento de identidade precisa passar no pós-atendimento pelo processo de conferência quando é confrontado os dados fornecidos, fotos e as impressões digitais. “Isso é necessário para que não ocorra fraude na emissão do documento, pois buscamos a segurança jurídica”, esclarece. Anualmente o Núcleo de Identificação Civil e Criminal da Paraíba atende cerca de 200 mil pessoas por ano e desde 2011 já foram atendidas aproximadamente 1.400 milhão de paraibanos.

E isso é possível nas casas da cidadania existentes em João Pessoa, Campina Grande e em outras regiões do Estado e também na sede do órgão, no Instituto de Polícia Científica, no bairro do Cristo Redentor. “Ninguém deixa de ser atendido”, garante Marcus Lacet. A primeira via do documento é gratuita, por determinação do Governo Federal, ou seja, é um custo para o Estado, lembra Lacet. A gratuidade é extensiva a idosos e no atendimento através do Programa Cidadão, direcionado a pessoas carentes. Ele disse que muitas pessoas pedem a emissão do documento, algumas alegando urgência, inclusive, mas não voltam para pegar.

Desde 2015, através de uma lei sancionada pelo governador Ricardo Coutinho, para solicitar a Carteira de Identidade (RG) o interessado vai precisar levar, além das certidões de nascimento e de casamento, um documento oficial ou exame de laboratório atestando o tipo sanguíneo e o fator RH.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Motoristas de dois veículos são indiciados por morte de jovem após queda de carro nos Bancários

A Polícia Civil da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (27) o inquérito policial sobre o caso…

27 de dezembro de 2024

Mulher presa ilegalmente na PB ganha liberdade após sete meses presa

A Defensoria Pública do Estado Paraíba (DPE-PB) garantiu o alvará de soltura para uma mulher…

27 de dezembro de 2024

Motociclista é detido pela PRF em Mamanguape após ser flagrado com moto com chassi adulterado

Em mais uma ação de combate à criminalidade, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba…

27 de dezembro de 2024

IBGE: Desemprego em novembro chega a 6,1%, o menor desde começo da série histórica em 2012

A taxa de desocupação no Brasil chegou a 6,1%, com o recuo de 0,5 ponto…

27 de dezembro de 2024

PM resgata jovem prestes a ser executado por traficantes em João Pessoa por conta de dívida de R$ 30

A Polícia Militar da Paraíba, por meio da Força Tática do 5º Batalhão, evitou uma…

27 de dezembro de 2024

Insatisfeito, Chico do Sindicato estaria planejando deixar presidência do Avante em João Pessoa

O vereador Chico do Sindicato, atual presidente do Avante em João Pessoa, teria confidenciado a…

27 de dezembro de 2024