Categorias: Policial

Nova casa de WS pode render espaço na chapa do PSB

PUBLICIDADE

BASTIDORES: nova casa de Wilson Santiago pode render espaço na chapa majoritária encabeçada pelo PSB

Na Paraíba, apenas o ex-governador José Maranhão (PMDB) parece desconhecer o descontentamento do ex-companheiro de chapa, Wilson Santiago (PMDB), com os rumos do PMDB na Paraíba. O fato é que, enquanto José Maranhão desconhece a insatisfação, Santiago já articula voo solo, inclusive com a opção de escolher entre duas novas casas – PTB ou PDT – o que pode render a ele o espaço tão sonhado de candidato ao Senado na chapa do PSB, no próximo pleito estadual.

 

Nos bastidores, a informação é de que o ex-senador paraibano, caso se filie a uma das duas siglas, ganhará ‘de quebra’ a presidência da legenda, seja no partido do ex-deputado Armando Abílio – o PTB, seja no partido do deputado Damião Feliciano – o PDT. Com o prestígio de um dirigente, Santiago enfim poderia entrar na bolsa de apostas para 2014, já que vem sempre perdendo espaço para o ex-governador José Maranhão nas escolhas do PMDB.

 

Contra a permanência do parlamentar no PMDB existe ainda o fato de o partido ter oferecido ao PEN a vaga para o Senado na chapa majoritária, o que impediria a candidatura de Santiago rumo ao Congresso Nacional.

Outro agravante é o fato do ex-governador José Maranhão ter se colocado à disposição para disputar o posto de senador, o que também impediria Santiago de emplacar o cargo na chapa do PMDB.

“Dessa forma não existiria mais espaço para mim”, confidenciou o ex-parlamentar.

Santiago, no entanto, adiantou que irá conversar com o ex-presidente Lula depois do carnaval, antes de tomar qualquer decisão e que definirá até setembro seu futuro partidário.

 

PERMUTA

 

Caso se filei ao PTB, partido que atualmente não tem nenhum representante na esfera federal, Santiago, além de emplacar a direção do partido, que pode ser tanto em âmbito municipal, quanto em âmbito estadual, dará como recompensa pelo ‘mimo’ a cadeira do filho, Wilson Filho, que deixaria amigavelmente o PMDB para se filiar ao PTB. Assim, o PTB voltaria a ter um representante na esfera federal com Wilson Filho e outro na esfera estadual, com Carlos Dunga na ALPB.

A troca de favores beneficiaria tanto Santiago, que ganharia a direção de um partido, quanto o PTB que voltaria a ter espaço e prestígio no xadrez político.

 

DE OLHO NO GIRASSOL

Diferente da cúpula peemdebista, Santiago defende o Governo Ricardo Coutinho e já sinaliza uma simpatia com o grupo girassol. No PDT, ou no PTB, Santiago poderia postular uma vaga na chapa majoritária, como candidato ao Senado, ao lado de Ricardo Coutinho que disputa reeleição e de um tucano, que disputará a vice.
 

Com uma chapa totalmente eclética, prestigiando PSB/PSDB e PTB ou PDT, o bloco girassol sairia na frente na corrida pela sucessão estadual na Paraíba, dando um claro exemplo de democracia.

 

Enquanto isso, o PMDB segue indefinido quanto a chapa majoritária.

 

Vale lembrar, que em 2010, o PSB saiu vitorioso após emplacar uma chapa eclética, formada por PSB/PSDB e DEM. Já o PMDB, apostou em uma chapa ‘puro sangue’ e conseguiu emplacar apenas uma candidatura, que foi a do senador Vital do Rêgo Filho.

 

RELEMBRE

 

Aproximação começou ainda em 2012. A reportagem do PB Agora publicou, no dia 26 de julho do ano passado o ‘favor’ de Ricardo Coutinho para com o peemdebista.

 

SINALIZAÇAO: após ser preterido por Maranhão, Wilson Santiago recebe cargo governamental  em Brasília, disponibilizado por Ricardo e rasga elogios para a gestão socialista; “Tenho bom relacionamento com o governador!” 

 

Mesmo sem oficializar apoio ao projeto político capitaneado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), a reportagem do PB Agora identificou uma verdadeira lua de mel entre o ex-senador Wilson Santiago (PMDB) e o chefe do Executivo paraibano, tudo por conta do mais recente ‘mimo’ concedido pelo ‘Mago’ que disponibilizou para o cacique sertanejo um cargo governamental na Capital Federal. 

Ao ser questionado pelo PB Agora, como avaliava a gestão socialista, Wilson Santiago não titubeou e destacou avanços na maneira de governar no estado. 

“Estamos acompanhando distantes, até porque a nossa atividade no Senado Federal buscou sempre o desenvolvimento da Paraíba, independentemente de partidos políticos e de cor partidárias e de seqüelas políticas”, lembrou. 

Segundo Wilson Santiago que foi preterido da vice de José Maranhão (PMDB) na disputa em João Pessoa, o seu trabalho não busca a obtenção de objetivos pessoais 

“Nosso trabalho é no sentido de ajudar a Paraíba e sabemos que todo inicio de Governo tem suas turbulências, mas que o Governo precisa elogiar mais as ações que interessam grande parte da população paraibana e parte delas estão vinculadas aos interesses da classe política: os deputados e os prefeitos, aqueles que ajudam a construir um projeto político para o futuro”, contou. 

O portal PB Agora também quis saber se Santiago já havia sido procurado por emissários do Governo Ricardo para um possível apoio, o ex-senador deixou uma porta aberta. 

“Tenho um bom relacionamento com o governador Ricardo e não escondi isso de ninguém, até porque até ontem ele foi nosso aliado, durante os seis anos de prefeito, nós não só ajudamos na sua eleição de prefeito da capital, na sua reeleição, como em muitas das ações que foram concretizadas em João Pessoa tiveram a nossa parceria, uma parceira com o PMDB”, contou. 
 

Santiago terminou a sua fala mandando um recado para Ricardo Coutinho. 

“Não são as divergências políticas que separam as pessoas, o que separam as pessoas são os problemas pessoais e isso nós não temos e acredito que não teremos”, frisou. 

Ou seja, Wilson Santiago e Ricardo Coutinho estão mais próximos do que os adversários imaginam, novidades são aguardas para os próximos dias.
 

 

 Márcia DIas

PB Agora
 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024