A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Coordenação das Delegacias da Mulher (Coordeam), realizou no período de 26 de fevereiro até esta quarta-feira, 8 de março, a solicitação de 114 Medidas Protetivas de Urgência, o cumprimento de nove mandados de prisão, 15 prisões em flagrantes e diligenciou 21 denúncias de violência contra a mulher, além de ter realizado várias ações educativas em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.
Essas ações fazem parte da Operação Átria, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de combater crimes de violência contra a mulher, em razão de gênero.
Segundo a delegada Anny Maciel, coordenadora da Coordeam, na área da comunicação, foram realizadas oito palestras em escolas e órgãos públicos e privados e concedidas 15 entrevistas em rádios e televisão para esclarecer sobre os tipos de violência doméstica e como se proteger através dos órgãos de apoio à mulher no Estado.
A Operação é realizada pelas Polícias Civis de todos os Estados e do Distrito Federal, sob coordenação Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Na Paraíba, a Operação foi realizada em atuação conjunta das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. As Polícias atuaram de forma conjunta na busca de suspeitos e foragidos da Justiça pela prática de crimes de feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres e outras tipificações.
Além do combate à violência contra a mulher, por meio da apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas e cumprimento de mandados de prisão, a Operação também promove ações educativas, como palestras, orientações e cursos.
Canais de denúncia
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas através do número 180, que atende todo o território nacional e funciona diariamente, 24 horas por dia. Outro canal de atendimento na Paraíba é ligar para o 197 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).
Operação Átria
Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil, em alusão à posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher, retirando da condição de vítima e a pondo em evidência.
Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (28), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mamanguape, litoral…
Faz semanas que o mercado está esperando medidas estruturais de corte de gastos. Os números…
Quinze municípios paraibanos ainda não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, popularmente…
Neste ano, os consumidores de Campina Grande têm mais um importante canal de comunicação para…
A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) condenou o plano de…
O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…