As polícias Civil e Militar da Paraíba realizaram, na madrugada desta quinta-feira (11), nove prisões e uma apreensão de adolescente nas cidades de Alcantil, Belém e São Mamede. As forças de segurança estaduais agiram em cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão e ainda com a realização de barreiras e abordagens nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Norte e Pernambuco.
O trabalho faz parte da Operação Brasil Integrado – São João Seguro, iniciada na quarta-feira (10) e que reúne os nove estados do Nordeste, com suas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além de polícias Federal e Rodoviária Federal, sob a coordenação do Ministério da Justiça (MJ).
Na área de Queimadas, os policiais, com apoio do helicóptero Acauã, da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Seds), cumpriram três mandados, com prisões em desfavor de Alexsandro José da Silva, 20; e José Eugênio da Silva, 18, e ainda a apreensão de um adolescente. Todos são suspeitos da prática de crimes contra o patrimônio na região.
Na cidade de Belém, abrangida pela região de Guarabira, no Brejo paraibano, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão. Maria José Lucas da Silva, 33, Luciano Maia de Lima, 40, André dos Santos, 22, e Socorro Gomes da Cruz, foram presos em flagrante por tráfico, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Foram apreendidos com os quatro dinheiro, drogas, celulares e um rifle calibre 22.
No Sertão paraibano, mais especificamente na cidade de São Mamede, as polícias Civil e Militar cumpriram mandados de busca e apreensão que resultaram nas prisões em flagrante de Beoclécio Dantas Torres, 43, Sebastião Barbosa de Andrade, 62, e João Barbosa da Silva, de 48. Em posse dos três foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda de fabricação artesanal, uma espingarda tipo soca, também de fabricação artesanal, munições calibre 38, e material para recarga. Todos os presos vão responder pela posse ilegal de arma de fogo.
Na manhã dessa quarta-feira, a operação aconteceu na região de Picuí e também em Monteiro, com sobrevoos do Grupamento Tático Aéreo (GTA) na região do Cariri, e a presença de mais de cem homens. As polícias Federal e Rodoviária Federal também atuaram durante o dia, de acordo com as suas competências.
Segundo o MJ, a operação visa fortalecer a integração entre as forças de Segurança Pública do Nordeste e intensificar o enfrentamento conjunto à violência no período que antecede os festejos juninos. Deste plano, semelhante ao executado na Copa do Mundo 2014, participam de forma conjunta mais de cinco mil profissionais da região, coordenados a partir de um Centro de Comando e Controle Nacional, em Brasília (DF), que mantém contato com as unidades estaduais.
Secom-PB