A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13/12) a Operação “No Pain No Gain”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico interestadual de drogas e lavagem de capitais.
Foram cumpridos 13 mandados, sendo 9 de busca e apreensão e 4 de prisão preventiva. Os mandados foram cumpridos nos estados do Acre, Minas Gerais e Piauí.
De acordo com a PF, a investigação teve início em 2022, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Bayerische, que desarticulou parte da organização criminosa responsável pelo abastecimento de entorpecentes na capital paraibana.
As investigações apontaram que o grupo criminoso atuava no fornecimento de grandes quantidades de maconha (skunk) e cocaína para outros traficantes de drogas, principalmente na distribuição de drogas na grande João Pessoa, nas cidades de Guarabira (PB) e Natal (RN), além de outros municípios próximos.
No decorrer das investigações, foi descoberto que o grupo criminoso lavava dinheiro adquirindo diversos imóveis de luxo, além de veículos. As contas bancárias utilizadas no esquema e o patrimônio identificado foram bloqueados por determinação judicial.
Entre os presos na operação está um empresário acreano do ramo da construção civil.
A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Piauí e da Polícia Militar do Acre.
O nome da operação faz referência à expressão “Sem dor, sem ganho”, que é comumente usada no meio fitness. A PF afirma que a expressão é uma ironia, já que os traficantes de drogas causam muito sofrimento à sociedade.
A Polícia Federal ressalta que o combate ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro é uma prioridade da instituição.