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Operação da Polícia Civil e Energisa prende 5 pessoas por furto de energia em Catingueira

Uma operação realizada pela Polícia Civil e Energisa, iniciada na última terça-feira (8) e finalizada nessa quinta (10), combateu furtos de energia elétrica no município de Catingueira. Ao todo, 29 unidades foram inspecionadas, entre residências e comércios, com identificação de 7 irregularidades nas medições de energia, com a recuperação estimada de R$ 11.495,90, sendo R$ 2.150,26 em ICMS e 18.641 de quilowatt-hora de energia. Esse montante seria suficiente para abastecer 141 residências por um período de 1 ano.

Cinco pessoas foram presas durante a operação, que contou com 11 equipes, formadas por técnicos da Energisa, da Polícia Civil e do Instituto de Polícia Científica (IPC) da Paraíba. Antes de programar os locais da inspeção, a empresa fez um levantamento prévio, por meio de sistemas tecnológicos com inteligência artificial.

“Através de dados de consumo, a distribuidora consegue mapear clientes que tiveram oscilações incomuns na quantidade de energia consumida. Com este levantamento e cruzamento de dados, as inspeções em campo se tornam cada vez mais assertivas”, explicou o coordenador de Serviços Comerciais, Danillo Lelis.

Danillo destaca, ainda, que os furtos de energia oneram a população, prejudicam o fornecimento, a arrecadação de impostos e a receita da empresa, comprometendo os investimentos na melhoria dos serviços. “Por isso, precisamos combater o furto e a população tem um papel fundamental nisso, denunciando esses crimes”, complementa. Outro fator de atenção é o risco à segurança da população: as ligações clandestinas ou irregulares, em sua maioria, são feitas por pessoas sem conhecimento técnico, que utilizam materiais inadequados e, muitas vezes, ocasionam em riscos de rompimento de cabos e/ou acidentes como choque elétrico.

Denúncias

Caso suspeite desse tipo de prática, o cliente pode denunciar de forma anônima. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 083 0196 (ligação gratuita) e nas agências de atendimento.

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