Na manhã de hoje (3), a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas de João Pessoa (DRFVC) deflagrou a “OPERAÇÃO DESMANCHE”, desarticulando uma organização criminosa especializada em receptação, adulteração de sinal (desmanche) e roubo de veículos.
A ação contou com o apoio da Unidade de Inteligência da Polícia Civil (UNINTELPOL) e mais de 60 policiais civis de diversas delegacias. Foram cumpridos 31 mandados judiciais expedidos pela justiça de João Pessoa, sendo 13 de prisão e 18 de busca e apreensão.
Além da Polícia Civil, participaram da operação equipes do IPC (perícia nos veículos) e auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), que analisaram os principais alvos: sucatas pertencentes aos líderes da organização.
Investigações e resultados
As investigações da DRFVC iniciaram após uma prisão em flagrante em julho de 2023. Em sete meses, 18 membros da organização foram identificados, incluindo os líderes e responsáveis pela adulteração e roubo de dezenas de veículos nos últimos anos.
Atuando em diversas cidades da Paraíba e Pernambuco, a ORCRIM movimentou mais de 36 milhões de reais em veículos roubados e adulterados.
Modus operandi
A quadrilha adquiria veículos de leilões em péssimo estado de conservação, mas com documentação lícita. Em seguida, roubavam veículos do mesmo modelo, transferindo os sinais identificadores dos veículos de leilão, dando-lhes aparência de licitude e reinserindo-os no comércio.
Localização e próximos passos
Os mandados foram cumpridos em diversos bairros de João Pessoa, além de Santa Rita e Conde/PB.
Com a conclusão das investigações, a DRFVC busca responsabilizar os membros da organização criminosa e localizar os veículos subtraídos pela quadrilha e enviados a outros estados.