Na manhã de hoje (3), a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas de João Pessoa (DRFVC) deflagrou a “OPERAÇÃO DESMANCHE”, desarticulando uma organização criminosa especializada em receptação, adulteração de sinal (desmanche) e roubo de veículos.
A ação contou com o apoio da Unidade de Inteligência da Polícia Civil (UNINTELPOL) e mais de 60 policiais civis de diversas delegacias. Foram cumpridos 31 mandados judiciais expedidos pela justiça de João Pessoa, sendo 13 de prisão e 18 de busca e apreensão.
Além da Polícia Civil, participaram da operação equipes do IPC (perícia nos veículos) e auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), que analisaram os principais alvos: sucatas pertencentes aos líderes da organização.
Investigações e resultados
As investigações da DRFVC iniciaram após uma prisão em flagrante em julho de 2023. Em sete meses, 18 membros da organização foram identificados, incluindo os líderes e responsáveis pela adulteração e roubo de dezenas de veículos nos últimos anos.
Atuando em diversas cidades da Paraíba e Pernambuco, a ORCRIM movimentou mais de 36 milhões de reais em veículos roubados e adulterados.
Modus operandi
A quadrilha adquiria veículos de leilões em péssimo estado de conservação, mas com documentação lícita. Em seguida, roubavam veículos do mesmo modelo, transferindo os sinais identificadores dos veículos de leilão, dando-lhes aparência de licitude e reinserindo-os no comércio.
Localização e próximos passos
Os mandados foram cumpridos em diversos bairros de João Pessoa, além de Santa Rita e Conde/PB.
Com a conclusão das investigações, a DRFVC busca responsabilizar os membros da organização criminosa e localizar os veículos subtraídos pela quadrilha e enviados a outros estados.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…