Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a operação “Family First” na Paraíba, com o objetivo de cumprir mandados relacionados a uma empresa especializada em assessoria para a organização de concursos públicos. A investigação apura suspeitas de que a empresa tenha manipulado licitações para favorecer uma distribuidora de alimentos controlada pela própria assessoria.
De acordo com as investigações, diversas licitações realizadas por prefeituras municipais foram vencidas pela distribuidora de alimentos, que estava registrada em nome de familiares dos investigados, suspeitos de atuarem como “laranjas”. Além disso, um dos investigados teria exercido o papel de pregoeiro ou presidente de comissão de licitação em alguns municípios, favorecendo a distribuidora nas concorrências públicas e permitindo que ela assinasse contratos de fornecimento de cestas básicas.
A operação resultou na expedição de quatro mandados de busca e apreensão, cumpridos na sede das empresas envolvidas e nas residências dos sócios, todas localizadas em Monteiro, no Cariri paraibano.
Caso a autoria e materialidade das fraudes sejam comprovadas, os investigados podem responder por crimes como fraude em licitação, contratação direta ilegal e associação criminosa, com penas que podem chegar a 19 anos de prisão, além de outras possíveis imputações, dependendo da análise do material apreendido.
Redação
Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…
Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar…
O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…
Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem feito…